Abordagem biopsicossocial a portadores de insuficiência renal / Biopsycosocial approach to renal insufficient carriers

Authors

  • Carla Cecília da Costa Almeida
  • Josiel de Sousa Ferreira
  • Larena Virna Guimarães Souza
  • Manuela de Sousa Moura Fé
  • Alana Pires da Silveira Fontenele
  • Mayara Eugênia da Silva Souza
  • Maria do Carmo Rocha Pimentel de Oliveira
  • Valquíria Pereira da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-011

Keywords:

doença renal crônica, hemodiálise,

Abstract

O trabalho objetiva relatar uma experiência a cerca da visão de uma psicóloga no acompanhamento de pacientes renais crônicos que realizam hemodiálise, a fim de abordar os aspectos biopsicossociais da insuficiência renal. Foi aplicado um questionário a uma psicóloga que atende em um Centro Hospitalar em Timon – MA, sob orientação de uma psicóloga docente de Psicologia médica de uma Instituição particular de ensino superior de Teresina. Relatou-se que a questão da humanização do paciente é muito frisada, havendo uma interação multiprofissional voltada para atender as necessidades dos pacientes. Ademais, como o tratamento da hemodiálise é demorado, aumenta o contato entre os profissionais e os pacientes, criando um vínculo entre eles. Portanto, notou-se grande fragilidade e sensibilidade na maior parte dos pacientes submetidos à hemodiálise, que demonstraram necessitar de acompanhamento psicológico profissional, bem como de maior atenção da própria família. Percebeu-se que a equipe de saúde é integrada, e que há uma cooperação entre médico e psicólogo, a fim de suprir as necessidades físicas e psicológicas dos pacientes. Além da compreensão da doença, viu-se que o psicólogo exerce papel importante na manutenção da autoestima do paciente, para que este recupere o bem estar físico e mental, importantes para sua evolução clínica.

References

Cabral, A. S. (2015). Insuficiência Renal. Sociedade Brasileira de Nefrologia. São Paulo –

SP. Costa, F. G., Coutinho, M. D. P. D. L., Melo, J. R. F. D., & Oliveira, M. X. D. (2014).

Rastreamento da depressão no contexto da insuficiência renal crônica. Temas em Psicologia, 22(2), 445-455.

Kurita, G. P., & Pimenta, C. A. D. M. (2003). Adesão ao tratamento da dor crônica: estudo de variáveis demográficas, terapêuticas e psicossociais. Arquivo Neuropsiquiatria, 61(2-B), 416- 25.

Kusumota, L., Rodrigues, R. A. P., & Marques, S. (2004). Idosos com insuficiência renal

crônica: alterações do estado de saúde. Revista Latino-americana de Enfermagem, 12 (3), 525-532.

MADEIRO, A. C., Machado, P. D. L. C., Bonfim, I.M; Braqueais, A.R.; Lima, F. E. T.(2010)

Adesão de portadores de insuficiência renal crônica ao tratamento de hemodiálise. Acta Paulista de Enfermagem. 23(4), 546-51.

Martins, M. R. I.,&Cesarino, C. B. (2005). Qualidade de vida de pessoas com doença renal crônica em tratamento hemodialítico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 13(5), 670-

Resende, M. C. D., Santos, F. A. D., Souza, M. M. D., & Marques, T. P. (2007). Atendimento psicológico a pacientes com insuficiência renal crônica: em busca de ajustamento

psicológico. Psicologia Clínica, 19(2), 87-99.

Published

2020-05-05

How to Cite

ALMEIDA, C. C. da C.; FERREIRA, J. de S.; SOUZA, L. V. G.; FÉ, M. de S. M.; FONTENELE, A. P. da S.; SOUZA, M. E. da S.; OLIVEIRA, M. do C. R. P. de; CUNHA, V. P. da. Abordagem biopsicossocial a portadores de insuficiência renal / Biopsycosocial approach to renal insufficient carriers. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 4004–4011, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n3-011. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9547. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers