Aquisição eletrônica de dados da pressão estática, temperatura, velocidade do ar e rotação do ventilado utilizando o microcontrolador arduino em uma unidade experimental de piloto de transporte pneumático/ Electronic acquisition of static pressure data, temperature, air speed and ventilate rotation using the arduine microcontroller in an experimental pneumatic transport pilot unit

Authors

  • Rodney Gomes da Silva
  • Deovaldo de Moraes Júnior
  • Aldo Ramos Santos

DOI:

https://doi.org/10.38152/bjtv4n3-001

Keywords:

Transporte pneumatico, Arduino, Sensores, Automação, Tecnologia.

Abstract

Este trabalho apresenta uma tecnologia desenvolvida para uma unidade experimental piloto de transporte pneumático no laboratório de Química, no qual ele foi automatizado para fazer as leituras digitais dos sensores de pressão, rotação, velocidade, temperaturas e umidade do ar em uma tela LCD touch screen. É apresentado, como exemplo, os dados coletados utilizando o sólido polietileno do ensaio realizado no mesmo durante os experimentos realizados. O objetivo do piloto é permitir as leituras digitais das pressões estáticas, velocidade, rotação, temperatura e umidade nessa tela LCD touch screen e não mais leituras manuais com uso de escala de 30cm ou 300mm para saber essas pressões estáticas e, com isso, gerar leituras mais precisas e eficientes durante os ensaios no mesmo, obtendo dados mais eficientes e precisos com um tempo de resposta bem mais rápido.

References

APARECIDO TAVARES, VANDERLEI.Transporte pneumático de soja em fase diluída: obtenção da pressão estática e distribuição de partículas na seção transversal da tubulação horizontal.Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - Mestrado em Engenharia Mecânica, pág. 92. Santos, 2014.

DE CASTRO, YAGO REITZ.Determinação experimental da equação do coeficiente da carga cinética para tê com saída de lado e curva no transporte pneumático de polipropileno em fase diluída.Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - Mestrado em Engenharia Mecânica, pág. 74. Santos, 2015.

COUTINHO, FERNANDA M. B.; IVANA L. MELLO; LUIZ C. DE SANTA MARIA.Polietileno: principais tipos, propriedades e aplicações. Instituto de Química, UERJ. Polímeros v.13 n.1 São Carlos ene./mar. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010414282003000100005&lng=es&nrm=iso. Acesso em 12/08/2020.

FERNANDES, R; SOUZA, S.G. de; NUNES, C.W.; NOGUEIRA, R.G.; IZUME, F. Automação para o controle da aeração em reator piloto para Compostagem do Iodo. Semina: Ci.Exatas/Tecnol. Londrina, v. 21, n. 4, p. 89-94, dez. 2000.

MARCUS, R. D., LEUNG L. S., KLINZING G. E., RIZK F.; Pneumatic conveying of solid. London: Chapman and Hall. 2010.

PAIXÃO, A. E. A.; Modelagem do Transporte Pneumático vertical em fase diluída: Aplicações em Transferência de calor e Secagem, Tese (Doutorado), Unicamp, Campinas, Outubro de 1995.

Published

2021-09-01

How to Cite

Silva, R. G. da, Júnior, D. de M., & Santos, A. R. (2021). Aquisição eletrônica de dados da pressão estática, temperatura, velocidade do ar e rotação do ventilado utilizando o microcontrolador arduino em uma unidade experimental de piloto de transporte pneumático/ Electronic acquisition of static pressure data, temperature, air speed and ventilate rotation using the arduine microcontroller in an experimental pneumatic transport pilot unit. Brazilian Journal of Technology, 4(3), 130–143. https://doi.org/10.38152/bjtv4n3-001

Issue

Section

Original articles