O impacto do PNAIC na prática pedagógica de professores da pré-escola de uma cidade da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro / The impact of the PNAIC on the pedagogical practice of pre-school teachers in a city in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro

Authors

  • Paula Brandão Campos
  • Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1126

Keywords:

PNAIC. Política pública. Formação de professores. Formação continuada. Educação infantil. Pré-escola. Professores. Docentes. Prática pedagógica

Abstract

A Educação Infantil é a etapa inicial da Educação Básica no nosso país, isto é, a base da educação brasileira. E muito se tem investido nos últimos anos em formação continuada dos docentes, inclusive dos que lecionam nessa etapa. Um dos programas governamentais elaborados como política pública de formação continuada para professores da Educação Infantil, especificamente para os professores que trabalham com crianças de quatro e cinco anos, foi o PNAIC – Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. Esse trabalho tem por intuito dissertar sobre a Educação Infantil no nosso país, sobre a formação continuada de professores e em compreender a relação da inclusão dessa etapa de ensino num programa de formação voltado para a alfabetização. Pretende-se alfabetizar os alunos da pré-escola? Aprofundando mais o estudo, serão entrevistados professores da rede de ensino do município de Nova Iguaçu, localizado na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, e que fez adesão a esse programa do governo federal para a formação continuada do seu corpo docente da pré-escola e que participaram do mesmo. Quais as impressões e representações do PNAIC para esses profissionais? Uma questão que tem a pretensão de ser respondida ao longo desse trabalho.

 

References

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009

_______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

_______. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013.

Conferência Nacional de Educação de 2014. CONAE 2014. Documento final.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.

_______. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017.

GATTI, Bernardete Angelina e BARRETO, Elba Siqueira de Sá (coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. – Brasília: UNESCO, 2009.

KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (orgs.). Educação infantil: formação e responsabilidade. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: Uma contribuição para a análise de Políticas educacionais. Educ. Soc., campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Published

2019-01-10

How to Cite

Campos, P. B., & Santos, P. S. M. B. dos. (2019). O impacto do PNAIC na prática pedagógica de professores da pré-escola de uma cidade da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro / The impact of the PNAIC on the pedagogical practice of pre-school teachers in a city in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Development, 5(2), 1450–1458. https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1126

Issue

Section

Original Papers