A importância da logística na prestação de serviços para pequenos produtores rurais: o caso da empresa x no município de Moiporá-GO / the importance of logistics in the provision of services for small rural producers: the case of company x in the municipality of Moiporá-GO

Authors

  • José Carlos de Sousa Júnior
  • Célio Napolitano Júnior
  • Juliano de Caldas Rabelo
  • Maria Gláucia Dourado Furquim
  • Daniela Cabral de Oliveira
  • Paulo Alexandre Perdomo Salviano

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-118

Keywords:

Cadeia produtiva, Estratégia, Pequeno produtor.

Abstract

 A logística é de suma importância em todas as atividades produtivas, pois remete a movimentação física de produtos em diferentes modalidades, fornecendo uma base para o planejamento estratégico de uma empresa, o que garante a permanência/diferenciação no mercado. Especialmente relevante ao considerarmos que, para alcançar a competitividade em qualquer segmento produtivo, a gestão da cadeia de suprimentos refletirá na fluidez do restante da cadeia produtiva. Diante deste contexto, na atividade láctea, a rapidez é fundamental, para resguardar a qualidade do produto da “ponta” até o consumidor final, dado o alto grau de perecibilidade da matéria-prima. Assim, o papel do prestador de serviço de captação e resfriamento de leite cru, possui função relevante para o pequeno produtor e para a agroindústria, ao viabilizar a integração entre os diferentes atores que compõem a cadeia.  Neste sentido, a presente pesquisa compreende um estudo de natureza qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo, mediante análise das atividades desempenhadas por uma empresa que atua no ramo, no município de Moiporá-GO. Os resultados sinalizam que a definição de uma rota adequada que otimize o serviço de coleta é fundamental para promover o retorno financeiro da empresa, por sua vez, na perspectiva do pequeno produtor a formalização da parceria mostra-se igualmente viável, por possibilitar que parte dos riscos que envolvem o exercício da atividade sejam compartilhados.

References

Anuário – Leite 2019

http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/198698/1/Anuario-LEITE-2019.pdf

Ballou, R. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e educação. São Paulo: Atlas, 2001.

_______. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo, Editora Atlas: 1993.

Caixeta Filho, J. V.; Martins, R. S. Gestão logística do transporte de cargas. São Paulo: Atlas, 2001.

Christopher, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Saraiva, 2000.

Farina, E. M. M. Q. Competitividade e coordenação de sistemas agroindustriais: um ensaio conceitual. Gestão & Produção, v.6, n.3, p.147-161, 1999.

Farina, E. M., Zylbersztajn, D. Organização das cadeias agroindustriais de alimento. Encontro Nacional de Economia. 20. ,1999, Campos de Jordão. Anais. São Paulo: 1999.

Guerino, V.; Vieira, E. P.; Casali, M. da S. Análise dos custos e resultados logísticos na coleta de leite à granel da propriedade rural até a indústria: um estudo de caso. Custos e @gronegócio on line - v. 13, n. 2, Abr/Jun - 2017.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Lakatos, E. M.; Marconi, M. A. (2001). Fundamentos de metodologia científica São Paulo: Atlas. (4a ed.).

Lima, C. T.; Schebeleski, M. Logística de roteirização para uma indústria de laticínios da região de Campo Mourão: um estudo de caso. In: VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2013, Paraná, SC, Brasil. Anais: VIII EPCT, 2013.

Macedo, R. de C.; Martins, R. S.; Rossoni, L.; Martins, G. S. Confiança nos relacionamentos em cluster de empresas. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 57, n. 4, p. 330-341, 2017.

Peres, C.; Nunes, F. de C. O que os dados do IBGE dizem sobre o leite. Revista mais leite, nº 06. São Paulo: Editora Rocha, 2011.

Sbrissia, G. F. Sistema agroindustrial do leite: custos de transferência e preços locais. Piracicaba, 2005. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Sindileite – BPT: Boas Práticas de Transporte – leite. 2011. Disponível em: https://pet.agro.ufg.br/up/72/o/B.P.T.pdf?1349374460

Silveira, M. R.; Silveira M. S. Parâmetros para gestão da logística de transporte na coleta de leite Organizações Rurais & Agroindustriais, vol. 8, núm. 3, 2006, pp. 344-353 Universidade Federal de Lavras Minas Gerais, Brasil.

Sotkeviciene, E. J. Análise da logística aplicada a distribuição física de telefones celulares. Taubaté – SP, 2002.

Published

2020-07-07

How to Cite

Júnior, J. C. de S., Júnior, C. N., Rabelo, J. de C., Furquim, M. G. D., Oliveira, D. C. de, & Salviano, P. A. P. (2020). A importância da logística na prestação de serviços para pequenos produtores rurais: o caso da empresa x no município de Moiporá-GO / the importance of logistics in the provision of services for small rural producers: the case of company x in the municipality of Moiporá-GO. Brazilian Journal of Development, 6(7), 43788–43801. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-118

Issue

Section

Original Papers