Do processo de criação ao espetáculo: a experiência da criação por meio da aproximação com o método bailarino-pesquisador-intérprete (BPI) / From the creation process to the show: the creation experience through the approach with the danish-researcher-interpreter (BPI) method

Authors

  • Thaís Aguiar Rufino Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Isabel de Oliveira Mamede Barbosa
  • Michelle Ferreira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-240

Keywords:

Espetáculo, Processos de criação, Produção cênica, Bailarino-pesquisador-intérprete, BPI.

Abstract

A dança contemporânea tem como premissa o movimento e pensar filosófico das artes contemporâneas, dialogando com posturas reflexivas. A repetição de movimentos por si só, organizados em forma de célula coreográfica sem sentindo, emoção ou qualquer identidade do artista da cena, tornam-se uma realidade distanciada para esse contexto. Nessa perspectiva, em busca da autonomia do sujeito e uma prática reflexiva, nos aproximamos do método bailarino-pesquisador-intérprete (BPI) e utilizamos de algumas ferramentas para instigar os envolvidos a criação. O objetivo desse trabalho é apresentar a prática realizada com um grupo de dança, sem experiência em dança contemporânea. Concluímos que, as ferramentas utilizadas, nos permitiram vislumbrar uma dança que se propõe a inclusão, valores e apreensão da realidade, com foco no cotidiano, na cultura, na realidade de corpos individuais imersos em coletividades.

References

CAMPOS, Flávio; RODRIGUES, Graziela. Um estudo sobre as relações vivenciadas pelo intérprete no processo de criação cênica e de formação do Bailarino-Pesquisar-Intérprete. Anais do I Simpósio Internacional de Imagem Corporal e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal. Campinas-SP. 2010.

CANTON, Katia. Narrativas enviesadas. Coleção temas da arte contemporânea. Editora WMF Martins Fontes. São Paulo. 2009.

DANTAS, Mônica Fagundes. Movimento: matéria prima e visibilidade da dança. Revista Movimento- Ano IV, n. 6. Porto Alegre. 1997. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2300/1003>. Acessado em: 07 de Março de 2020.

DANTAS, Mônica. De que são feitos os bailarinos de “aquilo” ...criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea. Movimento. Porto Alegre. Vol. 11, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 31-57. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2867.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. As Ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Anais do I Simpósio Internacional de Imagem Corporal e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal. Campinas-SP. 2010.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. O método BPI (Bailarino-Pesquisador- Interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso das bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado nesse método.2003. Tese (Doutorado em Artes da Cena – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo Comunicação e Cultura: a dança contemporânea em cena. Autores Associados. Coleção Educação Física e Esportes. São Paulo-SP. 2006.

TOURINHO, Lígia Losada; SILVA, Eusébio Lôbo da. Estudo do movimento e a preparação técnica e artística do intérprete de dança contemporânea. Artefilosofia. Ouro Preto. Julho, 2006. Disponível em : <https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/801/756>. Acessado em 07 de Marco de 2020.

Published

2020-07-10

How to Cite

Rufino, T. A., Barbosa, I. de O. M., & de Oliveira, M. F. (2020). Do processo de criação ao espetáculo: a experiência da criação por meio da aproximação com o método bailarino-pesquisador-intérprete (BPI) / From the creation process to the show: the creation experience through the approach with the danish-researcher-interpreter (BPI) method. Brazilian Journal of Development, 6(7), 45416–45424. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-240

Issue

Section

Original Papers