Repercussões psicológicas da cirurgia plástica em mulheres mastectomizadas / Psychological repercussions of plastic surgery in mastectomized women

Authors

  • Marcelle Sabino Façanha Carneiro
  • Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro
  • Fernanda Veras Vieira Feitosa
  • Mayara Ruth Nishiyama Soares
  • Izabelly Vieira Rabelo
  • Paula Lebre
  • Celeste Simões

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-423

Keywords:

Mastectomia, Câncer de mama, Vida social, Reconstituição mamária

Abstract

O câncer de mama é um dos cânceres mais temidos, sendo a segunda neoplasia maligna mais comum e a principal causa de morte por câncer na população feminina, afetando também alguns aspectos psicossociais do paciente. Uma pesquisa de resposta de visto para o seguinte problema: quais os efeitos e impacto da reconstituição mamária na vida social da mulher? Objetivo: analisar a percepção de mulheres e os efeitos da cirurgia de reconstrução mamária na sua vida social. Trata-se de um estudo

exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Participou do estudo sete mulheres, com faixa etária de 48 a 68 anos, sendo a maioria aposentada. Para a coleta de dados, use a entrevista semiestruturada com perguntas ao norte. Uma pesquisa foi desenvolvida no Programa de Atenção à Mulher Mastectomizada (PROAMMA) no período de agosto de 2017 a julho de 2018. Os dados foram analisados usando-se o método de análise de conteúdo. Foram respeitados os aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos, sendo o estudo submetido ao comitê de Ética em pesquisa do Centro Universitário Estácio do Ceará e aprovado com o parecer do 2.248.929. A partir das falas, foi possível identificar 2 categorias: sentimentos da mulher frente à reconstrução da mama sua aparência e sua vida social e a influência da visão no outro processo de socialização pós-reconstrução mamaria pelo câncer. Como participantes relataram perceber a importância da cirurgia plástica da mama pós-mastectomia por trazer benefícios para sua vida social.

References

BANDEIRA, D.R; Panzini, R.G. Coping (enfrentamento) religioso/espiritual. Rev. Psiq. Clín. V. 34, supl 1, pp. 126-135, 2007.

BRASIL. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Coordenação de Prevenção e Vigilância [Internet]. Estimativa 2018: Incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2018. Disponível em: http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2018: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2006. 98p.

BRITO, C. Adesão e persistência à terapia endócrina para o câncer de mama, fatores preditores e resultados relacionados. Rio de Janeiro, julho, 2011.

LEITE, M.T; FALCADE, B.L; HILDEBRANDT, L.M.; KIRCHNER, R.M; SILVA, L.A.A.;

GONÇALVES, L.H.T. Octogenários em residências unipessoais: enfoque sobre a qualidade de vida e condições de saúde. R. Enferm. UFSM. V.1, N.3, pp.386-393, Set/Dez, 2011.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

PINHEIRO, C.P.O.; FERNANDES, A.F.C.; SILVA, R.M. Câncer de mama: políticas e práticas na rede de atenção à saúde. Editora: CRV. 1ed. 2017.

STARFIELD, B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 726 p., 2002.

SALES, C. A; PIOLLI, K. C; RETICENA, K. O; WAKIUCHI, J; MARCON, S.S. Presença familiar

no olhar existencial da pessoa com câncer: compreendendo o fenômeno à luz heideggeriana. Rev. Eletr. 2015.

Published

2020-07-19

How to Cite

Carneiro, M. S. F., Pinheiro, C. P. O., Feitosa, F. V. V., Soares, M. R. N., Rabelo, I. V., Lebre, P., & Simões, C. (2020). Repercussões psicológicas da cirurgia plástica em mulheres mastectomizadas / Psychological repercussions of plastic surgery in mastectomized women. Brazilian Journal of Development, 6(7), 47743–47751. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-423

Issue

Section

Original Papers