A melhoria de sistemas produtivos baseada na diminuição do tempo de setup das máquinas: Um estudo de caso no setor de calçados / Improvement of productive systems based on reducing machine setup time: A case study in the footwear sector

Authors

  • Elder Olinto de Morais
  • Kennya de Lima Ribeiro
  • Narciso Ferreira dos Santos Neto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-467

Keywords:

Tempo de setup, Produtividade, Simulação de Processo

Abstract

Observando o mercado mundial, percebemos a competitividade como fator comum a todos os setores econômicos. As empresas vêm buscando promover a padronização de seus processos como forma para redução de tempo de produção e consequentemente diminuição dos custos. Neste artigo objetivou-se demonstrar uma aplicação de melhoria de processos industriais, através de redução do tempo de setup com a aplicação da metodologia Troca Rápida de Ferramentas – TRF. Foi realizado um estudo de caso em uma empresa do ramo de calçados, e foi possível constatar uma diminuição no tempo de setup em um dos processos produtivos da empresa, através  da aplicação um método quantitativo com embasamentos matemáticos, associado um  processo de simulação no software Arena, testando assim, em diferentes cenários, a fim de analisar o resultado para auxiliar na tomada de decisão no processo decisorial das organizações e para o alcance dos objetivos estabelecidos.

References

Cakmakci, Mehmet. Process improvement: performance analysis of the setup time reduction-SMED in the automobile industry. International journal of advanced manufacturing technology, v. 41, n. 1-2, 2008.

Campos, V. F. Gerenciamento da Rotina do trabalho do Dia-a-Dia, 8. Ed., Belo Horizonte, Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2004

Corrêa, Henrique L. Planejamento, programação e controle da produção. MRP H/ERP Conceito, uso e implantação: Base para SAP, Oracle applications e outros softwares integrados de gestão. 5. ed. São Paulo: Atlas 2013.

Harrington, H. J. Aperfeiçoando Processos Empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993.

Juran, Joseph. Moses. Planejando para a Qualidade. 2 ed. São Paulo: Pioneira Editora, 1992.

Moura, R. A. Redução do tempo de setup: troca rápida de ferramentas e ajustes de máquinas. 1. Ed. São Paulo: IMAN, 1996.

Moreira, L. M. et al. Aplicação da ferramenta Trabalho Padronizado em uma madeireira: um estudo de caso. In: Simpósio De Engenharia De Produção. Bauru, 2008. Anais. Bauru, 2008.

Oliveira, Djalma Pinho Rebouças de. Administração de Processos: conceitos, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas, 2006.

Prado, D. S. Teoria das filas e da simulação. 4. ed. Belo Horizonte: INDG, 2009.

Shingo, S. Sistema de Troca Rápida de Ferramenta: Uma revolução nos sistemas produtivos. Bookman, 2008.

Shingo, S. O Sistema Toyota de Produção Do Ponto De Vista Da Engenharia De Produção. Bookman. 1996.

Singh, B. J., Khanduja, D. Smed: for quick changeovers in foundry SMEs. International Journal of Productivity and Performance Managemant, v. 59, n. 1, pag 98-116, 2010.

Slack, Nigel, et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1996.

Published

2020-07-20

How to Cite

Morais, E. O. de, Ribeiro, K. de L., & Neto, N. F. dos S. (2020). A melhoria de sistemas produtivos baseada na diminuição do tempo de setup das máquinas: Um estudo de caso no setor de calçados / Improvement of productive systems based on reducing machine setup time: A case study in the footwear sector. Brazilian Journal of Development, 6(7), 48312–48323. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-467

Issue

Section

Original Papers