A raça e o gênero enquanto fatores determinantes da violência doméstica contra a mulher negra / Race and gender as determining factors of domestic violence against black women

Authors

  • Liliane Matias da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Felipe Silva Duarte
  • Joseane de Queiroz Vieira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-535

Keywords:

Raça. Gênero. Mulher. Negritude. Violência doméstica.

Abstract

Esta pesquisa tem como temática a raça e o gênero enquanto fatores determinantes da violência doméstica contra a mulher negra. Assim, o objetivo central deste estudo é analisar esse duplo aspecto de vulnerabilidade enquanto causas substanciais da violência contra a negritude feminina em seu âmbito privado. Para tanto, iniciou-se estudando brevemente acerca da raça, bem como sobre as origens e os impactos do racismo, para em seguida analisar a gênese do fenômeno de dominação/submissão em razão do gênero. Com base nesse estudo, foi estabelecida uma interrelação entre o gênero e a raça enquanto fatores da violência contra a mulher negra no seio familiar, e refletido acerca do papel da Lei Maria da Penha na qualidade de mecanismo legislativo no combate à violência doméstica. O trabalho ora apresentado é resultado de uma pesquisa de metodologia dedutiva, com uma abordagem qualitativa e com caráter descritivo e explicativo, onde se utilizou de procedimento essencialmente bibliográfico. Com isso, concluiu-se que “ser mulher” e “ser negra” é fazer parte de um perfil de pessoas que historicamente sofreram obstáculos para seu desenvolvimento social e que, por essa razão, continuam sendo submetidas à violência doméstica.

 

References

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: Racismos contemporâneos/organização: Ashoka Empreendedores sociais e Takano cidadania (Orgs.). Rio de janeiro: Takano Editora, 2003.

COIMBRA, Patrícia Carla dos Santos. Direito das mulheres pós-constituição: um estudo descritivo. Brasília: Cefor, 2011. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/9148>. Acesso em: 10 de dezembro de 2017.

IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra S/A, 1978.

MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANO. Relatório 2018. Brasília, 2019. Disponível em: < https://www.mdh.gov.br/informacao-ao-cidadao/ouvidoria/Balanco_180.pdf >. Acesso em: 09 set. 2019.

OLIVEIRA, Glaucia Fontes de. Violência de gênero e a lei Maria da Penha. Brasília: Conteúdo Jurídico, 2010. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29209>. Acesso em: 11 de dezembro de 2017.

PIOVESAN, Flávia; PIMENTEL, Sílvia. A Lei Maria da Penha na perspectiva da responsabilidade internacional do Brasil. In: CAMPOS, Carmem Hein de. Lei Maria da Penha comentada em uma perspectiva jurídico-feminista. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p. 101-116, 2011.

PRIORE, Mary Del; BASSANEZI, Carla. História das mulheres no Brasil. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2004.

PRIORE, Mary Del; Conversas e histórias de mulheres. 1 ed. São Paulo: Planeta, 2013.

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani.Ontogênese e filogênese do gênero: ordem patriarcal de gênero e a violência masculina contra mulheres. Brasil: FLACSO, 2009.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um percurso das idéias que naturalizam a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/Fapesp; Rio de Janeiro: Pallas, 2005.

WALLER, Eliane. Vestidos e mordaças: representações da opressão feminina na literatura brasileira nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: UERJ, 2008.

Published

2020-07-21

How to Cite

Silva, L. M. da, Duarte, F. S., & Vieira, J. de Q. (2020). A raça e o gênero enquanto fatores determinantes da violência doméstica contra a mulher negra / Race and gender as determining factors of domestic violence against black women. Brazilian Journal of Development, 6(7), 49225–49234. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-535

Issue

Section

Original Papers