Agentes Conversacionais: Desenvolvimento de uma Aplicação no Museu Virtual para o Ensino de Computação / Conversational Agents: Development of an Application in the Virtual Museum for Teaching Computing

Authors

  • Andreia Solange Bos
  • Giliane Bernardi
  • Felipe Martins Muller
  • Lucas Plautz Prestes
  • Milton Zaro
  • Michelle Pizzato

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1364

Keywords:

agentes, mundos virtuais, bot, agente conversacional.

Abstract

Mundos Virtuais 3D são espaços em que os estudantes de Licenciatura em Computação podem ter o apoio de agentes de software para simulação de avatares na realização de tarefas. A contribuição deste artigo é a agregação de conhecimento e a conversação do bot, que se comunique com os estudantes por meio de uma linguagem natural. Com este objetivo, usamos da linguagem AIML (Artificial Intelligence Markup Language) para nos permitir realizar algumas conversas precisas sobre o ensino de introdução à computação. Nessa proposta avaliamos a usabilidade do agente conversacional em um Museu Virtual 3D. Os resultados mostram a abordagem da conversação e apresenta uma maior satisfação do estudante utilizando a inteligência do bot.

 

References

Carmo, F. M. (2013). Mundo virtual 3D em plataforma aberta como interface para ambientes de aprendizagem. Dissertação de Mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo .

Graesser A. C., P. Chipman, B. C. Haynes, and A. Olney. Auto tutor: An intelligent tutoring system with mixed-initiative dialogue. Education, IEEE Transactions on, 48(4):612–618, 2005.

Galvão A. M.; F. A. Barros, A. M. Neves, and G. L. Ramalho. Persona-aiml: An architecture developing chatterbots with personality. In Proceedings of the Third International Joint Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems-Volume 3, pages 1266–1267. IEEE Computer Society, 2004.

Guomin, Z.; Jianxin, Z.; Na Education Value Analysis of SLoodle-based Distribuidet Virtual Learning System. In: Second International Workshop on Education Technology and Computer Science, IEEE, 2010

Mahapatra, R. P.; Sharma, N.; Trivedi, A.; Aman, C (2012). Adding interactive interface to E-Government systems using AIML based chatterbots. In: Proceedings of Sixth International Conference on Software Engineering (CONSEG 2012), pp.1-6, Sept. 2012.

Mennecke, B.E., Roche, M.D., Bray E. M., Townsend D.A., Lester A. M. (2008), “Second Life and Other Virtual Worlds: A Roadmap for Research”, Communications of the Association for Information Systems, 22, 371-388

Morgado, L. Características e desafios tecnológicos dos mundos virtuais no ensino. 2011. 82p. Habilitation Seminar — Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

OpenSim (2018) "Opensimulator". Disponível em: opensimulator.org

Open Wonderland: Open source 3D virtual collaboration toolkit, (2018). Disponível em: openwonderland.org /.

Russel, S.; Norvig, P. Inteligência Artificial. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2004.

Second Life 2018 Disponível em http://www.secondlife.com

Russel, S.; Norvig, P. Inteligência Artificial. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2004.

Wallace, Richard S. AIML Overview. 2018. Disponível em: http://www.pandorabots.com/pandora/pics/wallaceaimltutorial.html. Acesso em: setembro 2018.

Wooldridge, M. (2009) “An Introduction to Multiagent Systems”. Ed. Wiley, England, Second Edition.

Published

2019-02-26

How to Cite

Bos, A. S., Bernardi, G., Muller, F. M., Prestes, L. P., Zaro, M., & Pizzato, M. (2019). Agentes Conversacionais: Desenvolvimento de uma Aplicação no Museu Virtual para o Ensino de Computação / Conversational Agents: Development of an Application in the Virtual Museum for Teaching Computing. Brazilian Journal of Development, 5(4), 2747–2758. https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1364

Issue

Section

Original Papers