Avaliação de aprendizagem no ensino da física: o que pensam professores do Curimataú Paraibano / Learning evaluation in physics teaching: what teachers think of Curimataú Paraibano

Authors

  • Francisco José Dias da Silva
  • José Rodrigues do Nascimento
  • Maria Wedna Soares de Souza
  • Rita de Cássia Canuto da Silva
  • Érica Tamires da Silva Francelino
  • José Ronaldo dos Santos
  • Louise Tereza da Silva Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-585

Keywords:

Avaliação, Necessidades Formativas, Professores de Física.

Abstract

Em nosso país a prática de avaliação vem sendo desenvolvida com vistas a verificação da aprendizagem dos nossos alunos nas instituições de ensino e isso nos leva a ter um olhar preocupante, de poucos avanços. Quando se avalia a aprendizagem em sala de aula, não está sendo utilizado preceitos para edificar a plenitude dos discentes, bem como com elementos que os auxiliem no processo ensino-aprendizagem, perdendo-se tempo com o mensurar e quantificar o saber, deixando de identificar e estimular os potenciais dos educandos. O ato de avaliar tem sido utilizado como forma de classificação e não como meio de diagnóstico, fato que fragiliza a prática pedagógica. A aprendizagem, neste contexto, deixa de ser algo prazeroso e solidário, passando a ser um processo solitário e desmotivador contribuindo para a seletividade social, principalmente para atender às exigências do sistema econômico vigente. Este estudo, em forma de artigo científico, fundamentado em Rodrigues e Esteves (1993) – em relação às necessidades formativas e, em Luckesi (2002); Vasconcellos (2003) no tocante à avaliação da aprendizagem – se propõe a identificar o processo de avaliação da aprendizagem de professores que atuam no ensino da Física, no Ensino Médio do Curimataú Oriental Paraibano, região compreendida pelos Municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Casserengue, Dona Inês, Riachão, Solânea e Tacima. Participaram desta pesquisa 14 professores, sendo 11 do sexo masculino e 03 do sexo feminino. Nesse processo empírico utilizou-se a pesquisa do tipo descritiva quantitativa. Ao se coletar os resultados, verificou-se espaços significativos no processo de avaliação por parte dos professores a serem melhor trabalhados, dentre estes, as possibilidades de os docentes virem a fazer uma licenciatura na área de Física, pois a maioria exerce a função sem ser graduado para tal.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.

HADJI, C. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

HOFFMANN, J. Avaliar para Promover. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. IN: NOVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia, Ciência da Educação? Selma G. Pimenta (org.). São Paulo: Cortez, 1996.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

_____________ Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2010.

RODRIGUES, A.; ESTEVES, M. A análise de necessidades na formação de professores. Portugal: Porto Editora, 1993.

SACRISTÁN, G. GÓMEZ, P. A.I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. São Paulo: Artmed, 1998.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da Aprendizagem – Práticas de Mudança: por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003.

Published

2020-07-22

How to Cite

Silva, F. J. D. da, Nascimento, J. R. do, Souza, M. W. S. de, Silva, R. de C. C. da, Francelino, Érica T. da S., Santos, J. R. dos, & Pereira, L. T. da S. (2020). Avaliação de aprendizagem no ensino da física: o que pensam professores do Curimataú Paraibano / Learning evaluation in physics teaching: what teachers think of Curimataú Paraibano. Brazilian Journal of Development, 6(7), 49865–49876. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-585

Issue

Section

Original Papers