Revelações da Arte do Bordado e do Crochê na Memória Social de Nova Russas/ Revelations of the Art of Embroidery and Crochet in the Social Memory of Nova Russas

Authors

  • Maria Deuselena Dias de Souza
  • Gisafran Nazareno Mota Jucá

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-598

Keywords:

Cultura, Ofícios e Identidade.

Abstract

O presente estudo busca investigar os caminhos percorridos pelo bordado e pelo crochê na região semiárida cearense. As reflexões apresentadas incidem em compreender a importância social da prática do trabalho artesanal para emancipação das mulheres da cidade de Nova Russas, Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que fez uso de uma proposta metodológica etnográfica, a fim de mostrar a dinâmica da produção artesanal do bordado e do crochê e seus desdobramentos após sua projeção no cenário comercial. Para alcance do objetivo proposto, a investigação põe como guia de orientação as contribuições da prática artesanal do bordado e do crochê para a construção do processo de conscientização social das crocheteiras de Nova Russas. Embasam as ideias deste trabalho os autores FREIRE (1997); GONÇALVES (1996); FRAGOSO (2005); SANTOS (2008); SEVERINO (2007), dentre outros e a consulta a documentos que tratam da história de edificação do crochê e do bordado em nossa região.Com o intuito de confrontar as leituras, foram realizadas visitas às comunidades onde o crochê e o bordado constitui a base da economia e entrevistas com as integrantes da Associação das Crocheteiras, bem como com seus atuais dirigentes e com as lideranças do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais, que atuam na organização e exposição dos produtos em feiras locais e nas regiões vizinhas. No decorrer das observações, verificou-se que o bordado e o crochê caracterizam-se como atividade geradora de renda, movimentando fortemente o setor informal da economia local. Além de fonte de renda, a prática das Crocheteiras e das bordadeiras revela um novo significado da tradição artesanal, transformando o bordado e o crochê em um dos símbolos identitários do município ao projetá-los para outros mercados, conferindo à cidade o título popular de “Capital do Crochê”.

References

ACIOLI, Socorro. Crônica: motivos para narrar. Fortaleza. Jornal O POVO, Caderno Vida &Arte, 11 de maio de 2019, fl.2

CARVALHO, Sandra Maria G. de. Educação do Campo: PRONERA, uma política pública em construção. 2006. Tese de Doutorado em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará.Fortaleza, Ceará, 2006.

ESTATUTO da Associação das Crocheteiras de Nova Russas, agosto de 1985.

FRAGOSO, Dom Antonio Batista; SANTOS, Pe. Eliésio dos; GONÇALVES, Luis; CALADO, Alder J.B.; FRAGOSO, João da C.. Igreja de Crateús (1964-1998). Uma experiência Popular e Libertadora. São Paulo: Ed. Loyola, 2005.

FRANÇA, Antonio Elias de. A Igreja de Popular de Dom Fragoso: 1964 a 1998. In: 100 Anos Crateús. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedadogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GAZEL, Claudia. Crochê em casa: Tendência em Paris. Disponível em Acesso em 21de julho de 2018.

GIRÃO, Valdelice Carneiro. Renda de bilros. Fortaleza: Instituto do Ceará, 2013.

GONÇALVES, Regina Célia (1996). Vidas no Labirinto: Mulheres e Trabalho Artesanal, Um estudo sobre as Astesãs da Chã dos Pereiros, Ingá / Paraiba. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba.

MEIRELES, Pe. Dr. R. Gomes. Os bispos e o pacto das catacumbas. São Luís, MA, 2008.

MIRANDA, Ana.A Linguagem das Mãos. Diário do Nordeste, Fortaleza: 28 de abril de 2019, p. 15.

PEREIRA, Pe José Helenio O. Rastros de uma caminhada. Fortaleza: Premius, 2008.

PIONER, Cristina e CABRAL, Germana. Mãos que fazem história: A vida e a obra de artesãs cearenses. Fortaleza, CE: Editora Verdes Mares, 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal. Revista Crítica de Ciências Sociais. Nº 80. 2008.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Published

2020-07-23

How to Cite

Souza, M. D. D. de, & Jucá, G. N. M. (2020). Revelações da Arte do Bordado e do Crochê na Memória Social de Nova Russas/ Revelations of the Art of Embroidery and Crochet in the Social Memory of Nova Russas. Brazilian Journal of Development, 6(7), 50039–50052. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-598

Issue

Section

Original Papers