Diagnóstico do uso da água e do solo na pecuária no do Canal do Sertão de Alagoas / Diagnosis of water and soil use in livestock in the scope of the Backwoods Canal of Alagoas

Authors

  • Maria Adeliana Anjos dos Santos
  • Daniella Pereira dos Santos
  • Cinara Bernardo da Silva
  • Josile Maria da Conceição Albuquerque
  • Rony de Holanda Costa
  • Telliane Santos Salgueiro Silva
  • Márcio Aurélio Lins dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-745

Keywords:

Agricultura Familiar, Irrigação de Pastagem, Escassez de alimento.

Abstract

No Sertão Alagoano o cenário que prevalece é o de secas prolongadas o que causa prejuízos pecuários aos produtores e as famílias do sertão. O Canal do Sertão é considerado a maior obra hídrica já realizada no Estado de Alagoas. Sendo considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do PAC que nasce no município de Delmiro Gouveia, e terá 250 quilômetros de extensão, levando água para cerca de um milhão de pessoas em 42 municípios do Estado e melhorando a qualidade de vida, beneficiando milhares de famílias do Sertão e do Agreste. O presente trabalho apresenta um diagnóstico do uso da água e do solo na pecuária em alguns municípios de abrangência do Canal do Sertão Alagoano (CSA), nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi e Olho D’Água do Casado. O trabalho foi realizado através de um levantamento, perfazendo um diagnóstico do uso do solo, da água na pecuária em diversas comunidades/assentamentos rurais às margens do CSA. Os resultados demonstram que o preparo das áreas às margens do canal do sertão para o cultivo irrigado deve observar o uso racional das águas que proporcione a sustentabilidade para suas famílias e o aumento da renda, viabilizando o uso para pecuária, não somente como dessedentação animal, como as culturas de subsistência ovinocaprinocultura e a bovinocultura, mas melhorando a produção visando produtividade e rentabilidade. Foram observadas muitas áreas com potencial para a agropecuária, mas devido à falta de assistência ao produtor e até mesmo ao uso incorreto da água e do solo, transforma o que pode ser uma solução para a produtividade pecuária em um problema a mais, além da escassez de alimento, de água e de assistência, o uso incorreto da água e do solo pode causar perdas na produção da alimentação animal e a pecuária depende dos fatores água, solo, para a sobrevivência dos animais.

References

ARAÚJO, S. M. S. A Região Semiárida do Nordeste do Brasil: Questões Ambientais e Possibilidades de uso Sustentável dos Recursos. Prof. Dr. Unidade Acadêmica de Geografia. Centro de Humanidades. Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Rios Eletrônica-Revista Científica da FASETE, ano 5 n. Dezembro de 2011.

CIRILO, T. F. Diagnóstico do Uso do Solo nos Cultivos do Canal no Alto Sertão Alagoano, nos Municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Olho d’água do Casado. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, Agronomia), Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, p.41, 2017.

COUTINHO, M. J. F.; CARNEIRO, M.S.S.; EDVAN, R.L.; PINTO, A.P. A pecuária como atividade estabilizadora no Semiárido Brasileiro. Universidade Federal do Ceará – UFC. Veterinária e Zootecnia. 2013.

DIAS, C. R. S. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Alto Sertão de Alagoas – PTDRS. Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Março de 2006.

FAGGION, F.; OLIVEIRA, C. A. S.; CHRISTOFDIS, D. Uso eficiente da água: uma contribuição para o desenvolvimento sustentável da agropecuária. Pesquisa Aplicada a Agrotecnologia, Brasília, DF, v.2, n. 1, 2009, p 187 – 190.

FAIÃO, D., et al. Canal do Sertão Alagoano: O Custo da Energia Elétrica. IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008.

FREITAS, Eduardo de. "Importância da Agropecuária Brasileira "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm>. Acesso em 28 de maio de 2017.

RODRIGUES, D. F. Canal do sertão alagoano: o custo da água. 2010. 140p. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.

ROCHA, J. B. Panorama da ovinocaprinocultura na microrregião de Itapetinga - BA. / Jefferson Bomfim Rocha. – Itapetinga-BA: UESB, 2014.

SANTOS, M. A. A. Diagnóstico do uso da água e do solo na pecuária na abrangência do Canal do Sertão Alagoano. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, Zootecnia) - Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, 37p, 2017.

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. 5 ed. Porto Alegre: Artmed. 693p. 2013.

Published

2020-07-28

How to Cite

Santos, M. A. A. dos, Santos, D. P. dos, Silva, C. B. da, Albuquerque, J. M. da C., Costa, R. de H., Silva, T. S. S., & Santos, M. A. L. dos. (2020). Diagnóstico do uso da água e do solo na pecuária no do Canal do Sertão de Alagoas / Diagnosis of water and soil use in livestock in the scope of the Backwoods Canal of Alagoas. Brazilian Journal of Development, 6(7), 52093–52107. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-745

Issue

Section

Original Papers