Relações de gênero e identidade docente na educação infantil / Gender relationships and teaching identity in childhood education

Authors

  • Ivo Luciano da Assunção Rodrigues
  • João Luis Binde

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-824

Keywords:

Gênero, Feminização, Identidade docente.

Abstract

Ao longo dos anos o trabalho docente passou por uma série de transformações, do perfil eclesiástico marcado pela vocação e dedicação à estatização e funcionarização dos dias atuais; neste trabalho daremos ênfase ao processo de feminização do magistério desencadeado a partir século XIX. Esta pesquisa qualitativa e bibliográfica busca compreender as relações entre divisão sexual do trabalho e educação, bem como discutir o processo de feminização do magistério e seu impacto sobre o trabalho e a formação da identidade coletiva e individual docente, especialmente na Educação Infantil[1]. Concluímos que a identidade do professor está relacionada com a própria identidade da profissão docente, com a revisão constante dos significados sociais da profissão e com o sentido que tem para cada membro dessa classe profissional, o “ser professor”.


[1] Referimo-nos aqui à educação para crianças de zero a seis anos em instituições próprias como creches e pré-escolas. A Educação Infantil é um dever do Estado garantido pelo art. 208, IV da Constituição Brasileira promulgada em 1988. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, é concebida como a primeira etapa da Educação Básica, também composta pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio.

References

APPLE, Michael. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero na educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

ARCE, Alessandra. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. In: Educação e Sociedade. Campinas, ano XXII 2001, n. 74. p. 251-283, abr.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional: lei 9394/96. São Paulo: Sinpeem, 2000.

______. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 18. ed. Sao Paulo: Saraiva, 1998

COSTA, Mariza C. Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.

DAUPHIN, C. Mujeres solas. In Duby, G e Perrot, M. (orgs.) História de las Mujeres. El siglo XIX – Cuerpo, trabajo e modernidad. Madrid: Taurus, 1993.

ENGUITA, Mariano Fernández. La Escuela a examen. Madrid:EUDEMA, 1990.

ENGUITA, Mariano Fernández. La Escuela a examen. Madrid: EDICIONES PIRAMIDE, S. A., 1995.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.

GENTILI, Pablo. A exclusão e a escola: o apartheid educacional como política de ocultação. In. ALENCAR, Chico; GENTILI, Pablo. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001. p. 25-43.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. Campinas: Papirus, 1997.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Processo de trabalho na escola: algumas categorias para análise. Revista da Educação nº 4, Porto alegre, 1991, p. 1-21.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo, Cortez, 1998.

LIMA, Laís Leni. Trabalho e Prática Educativa na Educação Infantil. In: ASSIS, Renata Machado de (Org.). Educação e cultura: diferentes dimensões. Curitiba: CRV, 2013. p. 87-110.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

MASCARENHAS, Ângela Rodrigues Belém. O trabalho e a identidade política da classe trabalhadora. Goiânia, Alternativa, 2002.

NÓVOA, Antonio. Vidas de professores. 2 ed. Porto, Portugal: Ed. Porto, 1995.

OLIVEIRA, Pedro Paulo de. A Construção Social da Masculinidade. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG; Rio de Janeiro, RJ: IUPERJ, 2004.

POLLOCK, Griselda. Missing women. Rethinking early thoughts on images of women. In Squires, C. (ed.) The critical image. Seatle: Bay Press, 1990.

SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. Campinas-SP: Autores Associados, 1998.

SAYÃO, Deborah Thomé. Relações de gênero e trabalho docente na Educação Infantil: Um estudo de professores em creche. 2005. 274 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2005.

Published

2020-07-30

How to Cite

Rodrigues, I. L. da A., & Binde, J. L. (2020). Relações de gênero e identidade docente na educação infantil / Gender relationships and teaching identity in childhood education. Brazilian Journal of Development, 6(7), 53222–53234. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-824

Issue

Section

Original Papers