Experimentação no ensino de física: uma prática no programa residência pedagógica / Experimentation in physics teaching: a practice in the pedagogical residence program

Authors

  • Daniele Socorro Ribeiro da Silva
  • Rafael Pires Pinheiro
  • Denise Cristina Ribeiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-829

Keywords:

Ensino de Física, Experimentação, Residência Pedagógica.

Abstract

Esse trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no Programa Residência Pedagógica que tem por objetivo estimular a prática pedagógica dos graduandos e instigá-los a realizar intervenções na disciplina de Física com os alunos do ensino médio para que os mesmos possam relacionar a teoria encontrada em sala de aula com a prática que vivencia no seu dia a dia. O programa foi executado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Bragança com alunos do Curso de Licenciatura em Física e os alunos do Curso de Aquicultura integrado ao ensino médio. Os estudantes do ensino médio foram instruídos a observarem e a realizarem experimentos com base nos conteúdos abordados na disciplina de Física, tendo como mediadores os residentes (participantes do Programa Residência Pedagógica - Física), que instruíram as atividades e debatiam sobre os fenômenos físicos existentes em cada experimento. Com essa intervenção, os residentes puderam observar as diferentes atitudes e conhecimento dos alunos, sempre em conformidade com o professor da disciplina. Diante disso, foi oportunizado aos residentes diferentes formas de abordar temas sobre calorimetria e dilatação dos sólidos, observando a reação dos estudantes, pois os mesmos se mostraram motivados, interessados e receptíveis às atividades.

References

ATAÍDE, M.C.E.S.; SILVA, B. V.C. As metodologias de ensino de Ciências: contribuições da experimentação e da história e filosofia da Ciência. HOLOS, Ano 27, vol 4 p 171-181.

BERTEL, Neusi A. Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v.32, n.1, p. 25-40, jan-jun.2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Ciências da Natureza Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pdf/4.3_BNCC-Final_CN.pdf>. Acessado em 07/07/2020

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, 2000.

CARDOSO, Fabíola De Souza. O uso de atividades práticas no ensino de ciências: na busca de melhores resultados no processo ensino aprendizagem. Monografia (Graduação em Cinências bioógicas). Universidade do Vale do Taquaraí. Lajeado, 2013.

Ciência & Educação, v.7, n.2, p.249-263, 2001.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa. VANNUCCHI, Andréa Infantosi. GONÇALVES, Maria Elisa Rezende. REY, Renato Casal. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. Pensamento e ação no Magistério. 1998. 1ª edição. Editora Scipione. São Paulo.

DAMASCENO, Elexlhane Guimarães. Metodologias e o Ensino de Física. 2011, 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Licenciatura em Física – Universidade federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2011.

GUIMARÃES, C.C. Experimentação no ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola n.3, p. 198-202, agosto de 2009.

GUSMÃO, Glaucia Alegre dos Santos Buarque de. Atividades Experimentais de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental: Análise em livros didáticos e reflexões de um grupo focal. 2016. 125f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Fundacao Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016.

LIMA, Felipe Diego Araújo. As Disciplinas de Física na Concepção dos Alunos do e Ensino Médio na Rede Pública de Fortaleza/CE. Monografia (Graduação em Física) Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia. Fortaleza, 2011, p.13,21.

MORGAN, David L. Focus groups as qualitative research. Sage publications, 1997.

NETO, Hélio da Silva Messeder, O Lúdico no Ensino de Química na perspectiva histórico-cultural: Além do espetáculo, além da aparência. Editora Prismas. Curitiba, 2016.1ª edição.

PONTE, João Pedro.; BROCARDO, Joana.; OLIVEIRA, Hélia. Investigações em estatística: Investigações matemáticas em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SANTOS, Paula Regina dos. A importância da experimentação na formação inicial e suas implicações no processo de ensino e na práxis dos professores de ciências. Trabalho de Pós – Graduação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2013.

SILVA, Angelo Albine Bezerra. Um olhar sobre as aulas de ciências com base em atividades experimentais em uma escola pública de Redenção. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS, 9. Águas Lindas-SP. Anais eletrônicos... Águas Lindas-SP: UFRJ, 2013.Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas>. Acessado em 07/07/2020

TRIVELATO, Sílvia Frateschi. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Published

2020-07-30

How to Cite

Silva, D. S. R. da, Pinheiro, R. P., & Silva, D. C. R. da. (2020). Experimentação no ensino de física: uma prática no programa residência pedagógica / Experimentation in physics teaching: a practice in the pedagogical residence program. Brazilian Journal of Development, 6(7), 53296–53307. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-829

Issue

Section

Original Papers