Viabilidade da implantação de sistemas de informação na produção de leite UHT / Viability of implantation of information systems in UHT milk production

Authors

  • Anderson Gabriel Silvério
  • Michelle Simone Camilo dos Santos
  • Vinicius dos Santos Pedrozo
  • Marcus Vinícius Branco de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1420

Keywords:

QR Code. Rastreabilidade. Processos. Leite UHT.

Abstract

Este trabalho tem como principal finalidade demonstrar a importância do sistema de rastreabilidade nos processos de produção, por meio do estudo da implantação de um sistema de identificação por QR Code (Quick Response Code), em uma linha de beneficiamento de leite UHT(Ultra Hight Temperature), visando aumentar a agilidade no processo de liberação e expedição do produto acabado e melhor controle interno de armazenagem, o modelo implantado dar-se-á desde a ordenha até o consumidor final. Trata-se de uma pesquisa de campo obtidas em um laticínio situado no município de Itapetininga-SP, onde realizou-se o estudo analítico e o acompanhamento da conversão do processo manual para o sistema informatizado. Por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, foi possível comprovar a importância dos sistemas de informações gerenciais e seus significativos impactos dentro das organizações, influenciando nos aspectos competitivos, permitindo um controle mais efetivo prevenindo instabilidades e falhas no processo, influenciando diretamente na qualidade do produto acabado. A Implantação da tecnologia QR Code na linha de produção de leite UHT visa otimizar o processo, garantindo a alta produtividade e uma eficaz rastreabilidade dos lotes, contribuindo assim com a gestão dos processos e logística, que são de suma importância dentro de uma organização. Pretende-se através dessa pesquisa obter resultados significativos para o laticínio em questão por ser o primeiro no Estado de São Paulo a implementar a tecnologia QR Code como ferramenta de gerenciamento em beneficiamento de leite.

 

References

ECKSCHMIDT, Thomas. O Livro Verde de Rastreamento: conceitos e desafios. 1a. edição. São Paulo. Livraria Varela, 2009.

GAZOLLA NETO, Alexandre. Rastreabilidade aplicada à produção de sementes de soja. Informativo ABRATES. V. 22, n.2, 2012.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de Informação Gerenciais. 16. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2014.

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da Informação: Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.

Published

2019-03-08

How to Cite

Silvério, A. G., Santos, M. S. C. dos, Pedrozo, V. dos S., & Souza, M. V. B. de. (2019). Viabilidade da implantação de sistemas de informação na produção de leite UHT / Viability of implantation of information systems in UHT milk production. Brazilian Journal of Development, 5(4), 3072–3076. https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1420

Issue

Section

Original Papers