A arquitetura no processo de ensino e aprendizagem: o itinerário arquitetônico como possibilidade de Preservação e de metodologia ativa / Architecture in the teaching and learning process: the architectural itinerary as a possibility of Preservation and active methodology

Authors

  • Tarcisio Dorn de Oliveira
  • Andréa Quadrado Mussi

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-199

Keywords:

Arquitetura, Patrimônio, Itinerário, Ensino, Aprendizagem.

Abstract

As concepções atuais de ensino e aprendizagem devem extrapolar o espaço físico das salas de aulas, pois elas, encaram o estudante com maior protagonismo no processo, ou seja, a centralidade está no estudante. O artigo possui o intuito de aproximar discussões entre a arquitetura e o processo de ensino e de aprendizagem em Cursos de Arquitetura e Urbanismo, afim de, evidenciar o itinerário arquitetônico como uma possibilidade de ferramenta inovadora e de preservação ambiental. A pesquisa estrutura-se por um campo conceitual obtido mediante uma pesquisa documental e bibliográfica. Observa-se que com o uso das novas tecnologias o estudante de Arquitetura e Urbanismo envolve-se de forma ativa e atuante em seu processo de aprendizagem e o professor assume um papel de orientador e de mediador da discussão sobre a solução dos problemas expostos – o estudante de Arquitetura e Urbanismo deve ser estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebê-lo de forma passiva.

References

BEIER, A. A. V. et al. Metodologias ativas: um desafio para as áreas de ciências aplicadas e engenharias. In: Seminário Internacional de Educação, II., 2017, Cruz Alta / RS. Anais Seminário Internacional de Educação... Cruz Alta / RS: UERGS, 2017. p. 349-350.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno Cedes, Campinas, SP, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio 2005.

CARDOSO, Flávia Possato; CASTRIOTA, Leonardo Barci. O itinerário enquanto instrumento de preservação do patrimônio cultural: o caso da estrada real. Fórum Patrimônio, Belo Horizonte, MG, v. 5, n. 2, p. 1-18, jul. 2012.

DEMO, P. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; 2000.

DELORS, J. Educação: Um Tesouro a Descobrir. UNESCO/ MEC: São Paulo: Cortez, 1999.

ICOMOS. Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Carta de itinerários culturais. 2008. Disponível em: https://www.icomos.org/images/DOCUMENTS/Charters/culturalroutes_sp.pdf. Acesso em: 22 abr. 2018.

MITRE, S. M. et. al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro / RJ, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, jan. 2008.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3ª ed. São Paulo/Brasília: Cortez/UNESCO; 2001.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. [S.l.]: UEPG, 2015. p. 15-33. v. II.

OLIVEIRA, T. D. de. A arquitetura como cenário e a educação como possibilidade: o patrimônio e suas inter-relações com a memória, identidade, pertencimento e cidadania. 2019. 156 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, [S. l.], 2019.

SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Ed. Allyn and Bacon, 1996.

SCHNEIDER, Luiz Carlos. Rio Pardo: evolução urbana e patrimônio arquitetônico-urbanístico. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2005.

ZALUSKI, F.; OLIVEIRA, T. D. A utilização de jogos como metodologia ativa: o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior de administração e contabilidade. Temática, João Pessoa / PB, p. 227-241, ago. 2019.

Published

2020-08-14

How to Cite

Oliveira, T. D. de, & Mussi, A. Q. (2020). A arquitetura no processo de ensino e aprendizagem: o itinerário arquitetônico como possibilidade de Preservação e de metodologia ativa / Architecture in the teaching and learning process: the architectural itinerary as a possibility of Preservation and active methodology. Brazilian Journal of Development, 6(8), 56988–57001. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-199

Issue

Section

Original Papers