Atual conjuntura do setor industrial de leite: Estudo da industrialização do leite no Brasil e no Nordeste / Current conjuncture of the milk industrial sector: Study of milk industrialization in Brazil and the Northeast

Authors

  • Maria Rayanne Lima de Moraes
  • Riann de Queiroz Nóbrega
  • Carolina Fontes de Sousa
  • Izis Palilla Pereira de Sena Carvalho
  • Anna Caroline Feitosa Lima
  • Joyce Salviano Barros de Figueiredo
  • Jéssica Araújo Silva
  • Elciane da Silva Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-206

Keywords:

Produtos lácteos, produção, crescimento.

Abstract

No Brasil, o leite é um dos seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, sendo essencial no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população em todas as regiões do país. Mais de 62% do território nordestino localizam-se na região semiárida, estando inseridos no conhecido “polígono das secas”. Este fato torna ainda maior o desafio no desenvolvimento das atividades agropecuárias na região. Objetivou-se com o presente estudo fazer uma análise do leiteiro no Brasil nos últimos dez anos, além da produção leiteira de região Nordeste que se vê constantemente ameaçada pelas secas, a partir de dados disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática. A metodologia está baseada numa pesquisa bibliográfica e descritiva, onde para a coleta de dados foi utilizado o Sistema IBGE de Recuperação Automática e a Pesquisa Trimestral do Leite, cuja investigação limita-se aos estabelecimentos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal, ou por outros órgãos congêneres com atuação em nível estadual ou municipal. O estudo consiste basicamente em pesquisar as quantidades de leite cru bovino captados pelos estabelecimentos que industrializam leite sob inspeção sanitária. Para o crescimento do necessário que haja a concretização de ações eficazes para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, seja através do setor público, da iniciativa privada ou, principalmente, de ambas alternativas.

References

ALVES, D. R. Industrialização e comercialização do leite de consumo no brasil. FEPMVZ Editora, 2007. Disponível em < http://www.fernandomadalena.com/site>. Acesso em 17 de maio de 2018.

ALVES, E. R. A.; SOUZA, G. da S.; ROCHA, D. de P. Lucratividade da agricultura. Revista de Política Agrícola, ano 21, n. 2, p. 45-63, abr./jun. 2012.

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –. Gado do Leite – Importância Econômica. Disponível em <https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/ l> Acesso em 17 de maio de 2018.

FAO- FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. Dairy Production and Products – Milk Production. Disponível em <http://www.fao.org/agriculture/dairy-gateway/milk-production> Acesso em 17 de maio de 2018.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Trimestral do Leite. Disponível em < https://sidra.ibge.gov.br/home/leite/brasil>. Acesso em 17 de maio de 2018.

MEIRELES, A.J. – Leite Paulista – História da Formação de Um Sistema Cooperativista no Brasil, 1983 – HRM Editores Associados.

NETO, J. R. M. A.; SANTOS, G. M.; ARROYO, R. J. O.; SOUSA, V. O.; FERREIRA, A. M. Sustentabilidade da pequena propriedade leiteira. 2013. Acervo online FAA/CESVA. Disponível em:<http://faa.edu.br/revistas/docs/RID/2013/RID_2013_27.pdf>. Acesso em 17 de maio de 2018.

OLIVEIRA, A. S. et al. Identificação e quantificação de indicadores-referência de sistemas de produção de leite. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.36, n.2, p.507-516, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbz/v36n2/30.pdf> Acesso em 17 de maio de 2018..

SEBRAE- Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco – Sebrae/PE. Cenários para o leite e derivados na Região Nordeste em 2020. Recife: Sebrae, 2013.154 p.

VILELA, D.; Resende, J. C.; Leite, J. B.; Alves, E. A evolução do leite no Brasil em cinco décadas. Revista de Política Agrícola. Ano 26 – No 1 – Jan./Fev./Mar. 2017

Published

2020-08-14

How to Cite

Moraes, M. R. L. de, Nóbrega, R. de Q., Sousa, C. F. de, Carvalho, I. P. P. de S., Lima, A. C. F., Figueiredo, J. S. B. de, Silva, J. A., & Nóbrega, E. da S. (2020). Atual conjuntura do setor industrial de leite: Estudo da industrialização do leite no Brasil e no Nordeste / Current conjuncture of the milk industrial sector: Study of milk industrialization in Brazil and the Northeast. Brazilian Journal of Development, 6(8), 57085–57095. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-206

Issue

Section

Original Papers