Estudo de caso de patologias em revestimentos cerâmicos / Case study of pathologies in ceramic coatings

Authors

  • Jorge Antonio da Cunha Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • João da Costa Pantoja
  • Wender Camico Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-465

Keywords:

Ensaios de percursão e resistências, patologias em revestimentos.

Abstract

Trata-se do estudo de avaliação de manifestações patológicas surgidas em revestimentos cerâmicos de pisos em apartamentos de um edifício residencial em uma das regiões administrativas do Distrito Federal que mais emerge como opção para muitas construções verticais nesta Unidade Federativa. Realizou-se inspeções visuais em todas as unidades para inicialmente identificar patologias visíveis ou que apresentavam potenciais para novas patologias. Avaliou-se as informações disponíveis pelos construtores, analisou-se os projetos e as características construtivas específicas da edificação. Também se executou ensaios técnicos e tecnológicos para um diagnóstico dos fatores de origens das manifestações patológicas observadas na edificação. Como atividade complementar às análises, elaborou-se croquis de mapeamento dos apartamentos vistoriados que apresentavam problemas, o que proporcionou a melhor escolha das áreas para a execução dos ensaios. Executou-se ensaios de percussão nas unidades mais agravadas, distribuídas em diversos pavimentos, totalizando 25,60% das unidades totais da edificação e 40,50% das unidades disponíveis para análises, 43 apartamentos que não se encontravam habitados e realizou-se ensaios de resistência de aderência à tração no revestimento do piso cerâmico em 12 apartamentos distintos. Com essas amostras buscou-se determinar as áreas de ensaio de forma mais representativa possível. Os resultados permitiram diagnósticar mais precisamente as possíveis causas e fatores das manifestações patológicas detectadas e realizar uma análise geral do desempenho do sistema de revestimento cerâmico dos pisos.

References

Varum, H., Oliveira, J., Rodrigues, H. (2014). Seismic Behavior of RC Buildings: Lessons of Recent Earthquakes in Europe. International Congress about Pathology and Structures Rehabilitation – CINPAR 2014, Santiago, Chile; june 2014.

Almeida, I.M.F. (2008) Caracterização de Patologias. Tese de Doutoramento. Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal.

Oliveira, F.H., Rodrigues, E., Sands, D., Branco, M. (2012). Rehabilitation of Existing Reinforced Concrete Structures. Earthq. Eng. & Struc. Dyn., 21 (1), 1-19.

Published

2020-08-21

How to Cite

Oliveira, J. A. da C., Pantoja, J. da C., & Costa, W. C. (2020). Estudo de caso de patologias em revestimentos cerâmicos / Case study of pathologies in ceramic coatings. Brazilian Journal of Development, 6(8), 60555–60582. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-465

Issue

Section

Original Papers