Estudo comparativo de desempenho mecânico e operacional entre aditivos redutores de água / Comparative study of mechanical and operational performance between water reducing additives

Authors

  • Matheus Silva Corrêa
  • Pedro Gil Marques Brito
  • Rodrigo Rodrigues Da Cunha
  • Alemar Dias Rodrigues Netto
  • Antônio Fabrício Rodrigues De Alencar
  • Franz Gernot Quirxtner Junior

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-552

Keywords:

Aditivo para concreto, Concreto.

Abstract

Os aditivos para concreto foram desenvolvidos e produzidos com a função de melhorar certas características do concreto, tanto no estado fresco quanto endurecido e muitos já o consideram como o quarto elemento do concreto. Este estudo compara e analisa o desempenho mecânico e operacional entre aditivos redutores de água para serem utilizados na produção de concretos bombeáveis de uma central dosadora na região metropolitana de Belém do Pará. Foram utilizados 4 diferentes aditivos presentes no mercado brasileiro denominados respectivamente de aditivos A, B, C e D, sendo o aditivo A de referência, pois é atualmente o utilizado na produção do concreto da central. Utilizou-se um mesmo traço para todas as amostras e dosagem fixa de aditivo, em 0,7 % em relação ao peso do cimento. Verificou-se o abatimento inicial de acordo com o estudo da dosagem, verificou-se a perda de abatimento após o concreto voltar a ser misturado durante 15 minutos e reajustou-se o traço para o abatimento inicial com a inclusão de toda a água retida no traço para fixar a relação água/cimento. Os ensaios mecânicos de compressão axial foram realizados nas idades de 1, 3, 7, 14, 28 e 56 dias. Com análise dos resultados, o concreto com uso do aditivo D apresentou melhor desempenho mecânico e operacional em relação ao uso dos outros aditivos.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738: Procedimento para moldagem e cura de corpos de provas. Rio de Janeiro, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739: Concreto — Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7215: Cimento Portland: Determinação da resistência a compressão. Rio de Janeiro, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 67: Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Rio de Janeiro,1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10342: Concreto — Perda de abatimento — Método de ensaio. Rio de Janeiro,2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 11768: Aditivos químicos para concreto de cimento Portland – Requisitos. Rio de Janeiro, 2019.

Neville, A.M; J.J Brooks. Tecnologia do concreto: 2.ed.Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.

Mehta, P. Kumar; MONTEIRO, Paulo J. M. Concreto: microestrutura, propriedade e materiais. 2. Ed. São Paulo. IBRACON, 2014.

Casella, G; Berger R. L. Inferência Estatística. 2ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. P. 465.

Passos, A. A; Renata; Bonato, M. M. Efeitos da utilização de aditivos na produção de concretos convencionais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 2018, Foz do Iguaçu.

CORRÊA, A. C. A.. Estudo do desempenho dos aditivos plastificantes e polifuncionais em concreto de cimento Portland tipo CPIII-40. Dissertação de pós graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

FERNANDES, F. M.; SILVA, B. V. Influência da adição de aditivo plastificante e água para manter o abatimento ao longo do tempo na resistência à compressão do concreto. Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2011.

GASPARIN, L. Avaliação da influência do aditivo plastificante multifuncional redutor de água na resistência mecânica do concreto dosado pelo método ABCP. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário Univates, Lajeado, 2017.

Teixeira, R. F; Andrade, P. C. R; Bonifácio, E. D. Análise estatística da resistência a compressão do concreto. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três corações, v. 13, n. 1, p. 635-643, 2015.

Lins, L. N; Barreto, A. G.O. Avaliação de diferentes aditivos no concreto permeável para permitir a mistura e transporte no caminhão betoneira. Brazilian journal of Development. v.15, N. 8. P, 12623-12655, 2019.

Published

2020-08-25

How to Cite

Corrêa, M. S., Brito, P. G. M., Cunha, R. R. D., Netto, A. D. R., Alencar, A. F. R. D., & Junior, F. G. Q. (2020). Estudo comparativo de desempenho mecânico e operacional entre aditivos redutores de água / Comparative study of mechanical and operational performance between water reducing additives. Brazilian Journal of Development, 6(8), 61695–61708. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-552

Issue

Section

Original Papers