A interação entre pares e a aprendizagem em Cálculo: experiências do projeto GAMA/UFPel/Peer interaction and learning in Calculus: experiences of the GAMA/UFPel project

Authors

  • Cícero Nachtigall
  • Rejane Pergher

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-612

Keywords:

Cálculo, Aprendizagem, Interação, Reprovação, Evasão.

Abstract

As relações de poder estabelecidas entre os seres humanos são inevitáveis. Em particular, na sala de aula, o processo de ensino e aprendizagem está intimamente ligado às relações estabelecidas entre professor e aluno. Em se tratando da relação entre o universitário ingressante em um curso superior e o professor de Cálculo Diferencial, estas relações podem representar obstáculos intransponíveis. O presente trabalho relata a pesquisa de um grupo de professores da UFPel – Universidade Federal de Pelotas no projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática. Este projeto apoia estudantes de diversos cursos de graduação que possuem matemática em sua grade curricular, especialmente alunos ingressantes, propondo alternativas para potencializar o aprendizado nestas disciplinas. Em consonância com vários estudos que versam sobre as dificuldades inerentes ao aprendizado em Cálculo - que culminam em altos níveis de reprovação e evasão - busca-se abordar alguns aspectos relacionados à interação aluno/professor e aluno/aluno nas Atividades de Reforço em Cálculo, que são pensadas e desenvolvidas para nossos estudantes de graduação. Esta atividade é composta por aulas presenciais (atualmente remotas, devido à pandemia), ministradas por alunos bolsistas ao longo de todo o semestre letivo, com acompanhamento in loco de um professor. Nesta configuração, o professor assume temporariamente o papel de aluno, enquanto o bolsista assume o papel de ministrante da atividade. O professor acompanha o desenvolvimento da aula juntamente com a turma e só intervém no processo de aprendizagem quando, e se, julgar necessário. Com esta estratégia, busca-se estabelecer uma relação horizontal entre o aluno bolsista e o estudante, criando um ambiente cooperativo entre os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Esta prática tem sido inovadora na UFPel, em se tratando de apoio extraclasse. Nestas atividades são revisados os conceitos relacionados à matemática de nível fundamental, médio e superior, com material didático próprio e complementação com resolução de exercícios e monitorias. Estas atividades buscam melhorar as perspectivas de avanço e permanência dos estudantes na universidade. O desempenho dos alunos que participaram do GAMA em 2017 (mais de mil alunos) nas respectivas disciplinas de matemática, além de levantamentos que apontam para a importância do GAMA como colaborador em políticas afirmativas, são objeto deste trabalho.

References

BROLEZZI, A. C. . Mudanças na Matemática da Escola Básica para o Ensino Superior: reflexo no uso de História da Matemática. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., São Paulo, 2004. Anais... SP: SBEM, 2004. p.1.

CHAIKLIM, S. A zona de desenvolvimento próximo na análise de Vigotski sobre aprendizagem e ensino. Psicologia em estudo, Maringá, v. 16, n. 4, p. 659 – 675, out/dez. 2011. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000400016. Acesso em 13 de agosto de 2018.

CURY, H. N. “Professora, eu só errei um sinal!”: como a análise de erros pode esclarecer problemas de aprendizagem. In: CURY, H. N. (Org.). Disciplinas Matemáticas em Cursos Superiores: reflexões, relatos, propostas. Porto Alegre/RS: EDIPUCRS, 2004. p. 123-124.

______. Pesquisas em análises de erros no ensino superior: retrospectiva e novos resultados. In: FROTA, M. C. R.; NASSER, L. (Org.). Educação matemática no ensino superior: pesquisas e debates. Recife/PE: SBEM, 2009. 265p.

GOMES, E. Ensino e aprendizagem de Cálculo na engenharia: um mapeamento das publicações nos COBENGEs. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS – GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 16, Canoas, 2012. Anais... Canoas: ULBRA, 2012. p.1.

MARTINS, L. C. B. Implicações da organização da atividade didática com uso de tecnologias digitais na formação de conceitos em uma proposta de Ensino Híbrido. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MAZUR, E. Peer Instruction: A Revolução da Aprendizagem Ativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

Published

2020-08-27

How to Cite

Nachtigall, C., & Pergher, R. (2020). A interação entre pares e a aprendizagem em Cálculo: experiências do projeto GAMA/UFPel/Peer interaction and learning in Calculus: experiences of the GAMA/UFPel project. Brazilian Journal of Development, 6(8), 62430–62440. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-612

Issue

Section

Original Papers