Aplicabilidade da gestão do conhecimento no setor de tecnologia da informação numa instituição federal de ensino / Applicability of knowledge management in the information technology sector in a federal institution of teaching

Authors

  • Gilberto Medeiros Borges Junior
  • Silvia Marina Rigo
  • Liliane Josefa Orso Pinheiro
  • Cristina Keiko Yamaguchi

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1606

Keywords:

Gestão do Conhecimento, Compartilhamento do conhecimento, Tecnologia da Informação.

Abstract

 

Neste trabalho verificou como o setor de Tecnologia da Informação (TI) de um campus de uma instituição federal de ensino, trata o tema Gestão do Conhecimento (GC) em seus processos. Com o objetivo de identificar a situação atual da implantação de práticas de GC no setor de TI em uma instituição federal de ensino foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que utilizou o estudo de caso como estratégia. Os resultados mostram que apesar dos esforços do setor de TI em registrar os conhecimentos do setor, o conhecimento tácito ainda prevalece, sendo necessária um trabalho maior para internalização do conhecimento, como manuais bem estruturados e divulgados para transmitir soluções simples e rápidas para vários dos problemas cotidianos de todos os setores. Constata-se que a análise em apenas um setor da instituição de ensino é um limitador para a análise da Gestão do Conhecimento. Fica como sugestão de estudos futuros, expandir o estudo aos demais setores ou ao setor de TI de todos os campus da instituição de ensino que concretizará ou retificará os resultados obtidos nesta pesquisa.

References

Bardin, L.(2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Choo, C. W. (2003). A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac.

Corrêa, F. (2014). A Gestão do Conhecimento Aplicada ao Setor de Tecnologia da Informação. 173f. Dissertação (Mestrado em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento) Curso de Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. FUMEC, Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/sigc/article/view/2553. Acesso em: 15 jan 2018.

Davenport, T.H.; Prusak, L. (1998). Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus.

Firestone, J. M.; Mcelroy, M. W. (2001). Key issues in the new knowledge management. Amsterdam: Butterworth-Heinemann; Boston, MA: KMCI.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Hernandes, C.A.; Cruz, C.S. da; Falcão, S.D. (2000). Combinando o Balanced Scorecard com a Gestão do Conhecimento. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, vol. 01, n. 12.

Mitri, M. A. (2003). Knowledge management framework for curriculum assessment.Journal of Computer Information Systems, [S.l.], v. 43, n. 4, p. 15-24.

Lucas, D.R.; Lucas, D.S. (2010).Capital Intelectual: Conhecimento, Habilidade e Competências que Geram Receitas. Revista Mineira de Contabilidade.Minas Gerais, vol. 2, n. 38.

Nonaka, I.; Takeuchi, H. (1997).Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 358 p.

Rosini, A.M.; Palmisano, A.(2011) Administração de Sistemas de informação e a Gestão do Conhecimento.2 Ed. São Paulo: Cengage Learning.

Santiago Jr., J. R. S. (2004).Gestão do conhecimento: a chave para o sucesso empresarial. São Paulo: Novatec.

Song, M.; Bij, H. van der; Weggeman, M. (2006). Factors for improving the level of knowledge generation in new product development. R & D Management, [S.l.], v. 36, n. 2, p. 173-87, Mar.

Stewart, T.A. (1998). Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das Instituições. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues, Priscila Martins celeste. – Rio de Janeiro: Campus, 237 p.

Yin, R.K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.

Published

2019-03-27

How to Cite

Junior, G. M. B., Rigo, S. M., Pinheiro, L. J. O., & Yamaguchi, C. K. (2019). Aplicabilidade da gestão do conhecimento no setor de tecnologia da informação numa instituição federal de ensino / Applicability of knowledge management in the information technology sector in a federal institution of teaching. Brazilian Journal of Development, 5(5), 4212–4228. https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1606

Issue

Section

Original Papers