Caracterização de um material metálico sem especificações técnicas do fabricante, através de ensaios mecânicos e análise metalográfica / Characterization of a metal material without technical specifications of the manufacturer, through mechanical tests and metalographic analysis

Authors

  • Antonio Cardoso Ferreira
  • Fabrício Oliveira da Silva
  • Janice Gomes da Silva
  • Gabriela Oliveira Valença
  • Sílvio Leonardo Valença
  • Cochiran Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-162

Keywords:

Corpos de prova, Ensaio de tração, Hastes, Tratores agrícolas.

Abstract

Ensaio de tração consiste em submeter o corpo de prova a um esforço que tende a alongá-lo até a ruptura, o ensaio de dureza consiste em uma impressão pequena na superfície da peça, a análise química determina propriedades do aço, já a análise metalográfica é realizada através de microscópios para determinar a morfologia e estrutura do metal. O trator agrícola é a fonte de potência, contribui para o desenvolvimento dos sistemas agrícolas de produção. A escolha da região do Alto Sertão Sergipano, foi direta, devido ao aumento da economia, aliada a presença de tratores agrícolas e devido ao aumento das manutenções nas hastes dos clindros de direção. Este estudo tem como objetivo à caracterização de um material metálico sem especificações técnicas do fabricante, através de ensaios mecânicos e análise metalográfica. Para realizar este estudo, junto ao Concessionário Pemagri, seguiu-se a norma ASTM E8M, foram utilizados cinco corpos de prova, três seções de tarugo da haste do cilindro de direção, máquina de ensaios de tração, microdurômetro, microscópio, espectrômetro. Após a realização dos ensaios e análise metalográfica conclui-se que o aço de fabricação da haste é o AISI 1050.

References

ASTM E8 / E8M-16a, Standard Test Methods for Tension Testing of Metallic Materials, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2016.

BERTOLDI, E. ANÁLISE EM ENSAIOS DE TRAÇÃO EM CORPO DE PROVA DE AÇO SAE 1020, 4ª Semana

Internacional de Engenharia e Economia – FAHOR, Horizontina – RS, 2016.

BOTELHO, J. M. Metodologia cientifica. São Paulo -SP: Pearson Education do Brasil, 2013.

CALLISTER Jr., W. D., Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução, Editora LTC, Rio de Janeiro, 9ª Ed. 2016.

CALLISTER, Willan D.1940- Ciências e engenharia dos materiais: uma introdução. 8º edição -Rio de janeiro: LTC, 2012.

CALLISTER Jr., W. D. e RETHWISCH, D. G., Fundamentos da Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Abordagem integrada, LTC Editora, Rio de Janeiro, 4ª. Ed. 2015.

Ensaio de Tração, 2004, Disponível em:

<http://www.gps.dema.fem.unicamp.br/PDF/EnsaioTracao.pdf> UNICAMP, Campinas, Acesso em: 16 abr. 2017.

GARCIA, A. Ensaios dos Materiais. LTC, Rio de Janeiro, 1. Ed. 2014.

HIBBELER, R.C. Resistência dos Materiais, 7ª Edição, Livros Técnicos e Científicos Editora, Rio de Janeiro, 2010

.

JOHN DEERE, Manual de vendas, Montenegro – RS, p. 15.

PRASANNA KUMAR, G. V. Development of a computer program for the path generation of tractor hitch points. Biosystems Engineering, v. 113, n. 3.

NETO, R. M. L., Ensaio de Tração. IEM - Instituto de Engenharia Mecânica, LEN - Laboratório de Ensaios Destrutivos e Não-Destrutivos, Universidade Federal de Itajubá. 2013, p. 257.

SILVA, P. R. A. Máquinas e Mecanização Agrícola, FCA – UNESP Botucatu – SP 2016, p 30.

Published

2020-09-08

How to Cite

Ferreira, A. C., Silva, F. O. da, Silva, J. G. da, Valença, G. O., Valença, S. L., & Santos, C. P. dos. (2020). Caracterização de um material metálico sem especificações técnicas do fabricante, através de ensaios mecânicos e análise metalográfica / Characterization of a metal material without technical specifications of the manufacturer, through mechanical tests and metalographic analysis. Brazilian Journal of Development, 6(9), 66241–66258. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-162

Issue

Section

Original Papers