Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui

Authors

  • Emerson Alves de Carvalho
  • Ítalo José Pereira Sobral
  • Cláudia Maria Sabóia de Aquino

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-196

Keywords:

Ensino, Geografia Física, Maquete.

Abstract

O presente trabalho é um estudo realizado a respeito da percepção dos alunos ingressantes no curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí, quanto ao emprego de maquetes para o ensino de contéudos da Geografia Física, notadamente contéudos discutidos e abordados na disciplina Introdução a Geologia ministrada no primeiro bloco do curso. O estudo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário com alunos da disciplina do primeiro periódo do ano de 2018. Baseando-se nos dados analisados constata-se que o uso de maquetes para o repasse de conteúdos da disciplina Introdução a Geologia mostrou-se positivo e satisfatório, facilitando a apreensão dos diversos contéudos relativos a Tectônica/orogêneses e epirogênese; Tempo geológico; Camadas da Terra; Relevo; Intemperismo/erosão/sedimentação e Estrutura Geológica Brasileira.

References

ALBURQUERQUE, Hebert Lins de. AMARAL, José Januário de Oliveira. Maquetes como recurso didático no ensino da Geografia na escola de linha na Amazônia. Disponível em https://even3storage.blob.core.windows.net/anais/82099.pdf. Acesso em: 2 dez. 2018.

SILVA, J. S e. Geografia e ensino. In: SILVA, J. S. e (Org.). Contruindo ferramentas para o ensino da Geografia. Teresina-PI, EDUFPI, 2011, p. 11-20.

SILVA, C. R. et al. Aplicações múltiplas do conhecimento da geodiversidade. In: SILVA, C. R. (Org.). Geodiversidade do Brasil: conhecer o passado, para entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro: CPRM, 2008. CLIMATEMPO. Climatologia. Disponível em: https://www.climatempo.com.br/. Acesso em: 14 nov. 2018.

Published

2020-09-09

How to Cite

Carvalho, E. A. de, Sobral, Ítalo J. P., & Aquino, C. M. S. de. (2020). Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui. Brazilian Journal of Development, 6(9), 66663–66668. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-196

Issue

Section

Original Papers