Corpo social e as relações de cuidado / Social body and care relationships

Authors

  • Lívia Mol Fraga Melo Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ana Luiza Veloso Lima
  • Anna Carla Silveira Rodrigue
  • Larissa Gabrielle Rodrigues
  • Alane Torres de Araújo Lima
  • Tony Carlos Rodrigues Júnior
  • Tatiana Vasques Camelo dos Santo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-219

Keywords:

Corpo, corporeidade, indivíduo, sociedade.

Abstract

Diversas são as concepções de corpo, para entendê-lo, aspectos muito além da mera biologia devem ser abordados sendo a importância desse entendimento fundamental para relações humanas, principalmente quando se fala em profissionais da saúde e pacientes. Objetivou-se refletir sobre as concepções de corpos na antropologia e a sua relação no cuidado e assistência à saúde. O trabalho foi realizado a partir de uma revisão de literatura sobre o corpo social e as relações de cuidado e a partir daí realizou-se a construção de um texto coletivo. Considera-se que o corpo nunca é encontrado em seu estado natural, já que até mesmo o modo de pensar do indivíduo é influenciado, e ao longo do tempo essa influência faz com que o corpo se torne um fenômeno cultural, único. A partir disso, o grande desafio dos profissionais da saúde, é o reconhecimento desta concepção e a partir dela adequarem-se a cada tipo de paciente, pois só através de um relacionamento contratualista, o profissional conseguirá a adesão de seus pacientes ao tratamento, e para tanto, faz-se necessário o entendimento do corpo, não meramente biológico, mas aquele construído na sociedade.

References

DECOTELLI A. M. O corpo e sua função condicional no Fédon de Platão. Revista Contemplação, v.12, p.81-95, 2015.

NEVES, L. A. Corporeidade: uma filosofia de atuação na educação física. Trabalho de Conclusão de Curso -Curso de Bacharelado em Educação Física, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009.

RODRIGUES, J. C. Corpos na Antropologia. In: MINAYO, M. C. S.; JÚNIOR, C. E. A. C. Críticas e atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005.

Published

2020-09-10

How to Cite

Melo, L. M. F., Lima, A. L. V., Rodrigue, A. C. S., Rodrigues, L. G., Lima, A. T. de A., Júnior, T. C. R., & dos Santo, T. V. C. (2020). Corpo social e as relações de cuidado / Social body and care relationships. Brazilian Journal of Development, 6(9), 66978–66984. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-219

Issue

Section

Original Papers