Desenvolvimento de uma unidade de desparafinação mecânica: UDN em um campo de petróleo / Development of a mechanical dewaxing unit: UDN in an oil field

Authors

  • Josemberg de Assis Severiano
  • João Vicente Santiago do Nascimento
  • Silvanito Alves Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-343

Keywords:

desparafinação, petróleo, reservatório, surgentes.

Abstract

A característica do óleo contida na maioria dos reservatórios de petróleo situados na bacia Sergipe-Alagoas, é parafínica. Por isso, em alguns poços, mais especificamente, no campo de Furado situado em Alagoas, é comum ocorrer à precipitação de parafina ao longo da coluna de produção, causando a obstrução da mesma devido ao seu excesso. Diante deste fato, faz-se necessário a utilização de um processo denominado desparafinação, com intuito de evitar possíveis precipitações de parafinas e, consequentemente, manter o fluxo de produção do poço constante. A unidade de desparafinação mecânica (UDM) consiste em um equipamento utilizado no processo de desparafinação de poços surgentes, ou em poços que operam com sistema de elevação por gás-lift, visando apresentar vantagens operacionais e econômicas sobre os métodos tradicionais de desparafinação (térmica e mecânica) mantendo o poço em produção durante o seu processo de operação, além de proporcionar baixo custo de operação e manutenção. Em síntese, este trabalho objetivou analisar os aspectos e impactos operacionais antes e depois da implantação da UDM. Enfim, foi possível obter resultados relevantes num determinado campo de petróleo, tais como: aumento da quantidade de intervenção dos poços, levantamento de custos operacionais para produção e manutenção, como também foi constatado vantagens e desvantagens da utilização das unidades operacionais de desparafinação comumente aplicadas no campo de petróleo em estudo.

 

References

THOMAS, J. E. Fundamentos da Engenharia de Petróleo 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

ROSA, A. J.; CARVALHO, R. S.; XAVIER, J. A. D. Engenharia de Reservatório de Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

ST/SE-SEAL - Relatórios de Operações de Desparafinação – Sergipe/Alagoas: UN-SEAL 2006 e 2007.

VIANA, Humberto Lopes – Manual de operação e manutenção da unidade de circulação de água quente (UCAQ): PETROBRAS, 1996.

TAVARES, E. C. Apostila de Wire-Line. PETROBRAS, 1999.

Published

2020-09-15

How to Cite

Assis Severiano, J. de, do Nascimento, J. V. S., & Barbosa, S. A. (2020). Desenvolvimento de uma unidade de desparafinação mecânica: UDN em um campo de petróleo / Development of a mechanical dewaxing unit: UDN in an oil field. Brazilian Journal of Development, 6(9), 68607–68616. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-343

Issue

Section

Original Papers