“Quem é o inimigo? Quem é você?”: a lógica de suspeição da ditadura militar como prática de epistemicídio / “who is the enemy? Who are you?”: the logic for suspecting military dictatorship as epistemicide practice

Authors

  • Stanley Amarante Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-667

Keywords:

Regime Militar, Lógica de Suspeição, Epistemicídio, Desumanização.

Abstract

Este artigo trata da lógica de suspeição da ditadura militar como prática de epistemicídio contra grupos divergentes da moral prevalecente e bons costumes hegemônicos. A problemática da pesquisa é a identificação de tais práticas, assim como a forma pela qual estas podem ser verificadas nas fontes disponíveis. Os objetivos são identificar e caracterizar estas práticas, assim como os principais grupos discriminados; além disso, procura-se ressaltar a importância de reconhecer a existência de práticas epistemicidas na sociedade brasileira, pois não se pode permitir que práticas deslegitimadoras da luta pela igualdade entre os diferentes e justificadora da violência contra marginalizados se perpetue. Quanto aos procedimentos metodológicos foram utilizadas a análise documental e bibliográfica usando a abordagem da análise textual. Como resultado pode-se apontar a existência de uma política de Estado baseada em forte lógica de suspeição viabilizadora de práticas epistemicidas alvejando minorias representativas e visando transforma-las no inimigo, empreendendo a desumanização destes. Vale ressaltar que tais práticas nem sempre foram oficialmente instauradas, mas os discursos de vítimas e opressores as tornam distinguíveis.

References

ADICHIE, C. O perigo de uma única história. TED: 2015.

BARROS, José D'Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. Editora Vozes Limitada, 2012.

CARDOSO, Ciro Flamarion et al. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de janeiro: Campus, v. 1, n. 997, p. 508, 1997.

CARNEIRO, A. Sueli. Do epistemicídio. In A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese de Doutorado, 2005, p.96-124.

FICO, C. Ditadura Militar: mais do que algozes e vítimas. (T. &. Argumento, Entrevistador). 24 de julho de 2013.

GREEN, J. N., & QUINALHA, R. Texto 7 - Ditadura e Homossexualidades. In: BRASIL. Comissão Nacional da Verdade - Relatório - Volume II - Textos Temáticos. Brasília: CNV, 2014. Disponível em http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/relatorio/Volume%202%20-%20Texto%207.pdf. Acesso em 4 de abril de 2019.

GREEN, J. N., & QUINALHA, R. Capítulo 11 - Homossexualidades, repressão e resistência durante a ditadura. In: RIO DE JANEIRO (Estado). Comissão da Verdade do Rio: Relatório. Rio de Janeiro: CEV-Rio, 2015.

MAGALHÃES, Marionilde D. de. A lógica da suspeição: sobre os aparelhos repressivos à época da ditadura militar. Rev. bras. Hist. vol. 17 n.34 São Paulo 1997.

MOREIRA, Rita. Documentário: Hunting Season - Temporada de Caça (24min.), 1988. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rjan_Yd0C5g. Acesso em 4 de abril de 2019.

NICAISE, N. Capítulo 10 - Mulheres na luta contra a ditadura: o terror do Estado e a violência sexual. In: RIO DE JANEIRO (Estado). Comissão da Verdade do Rio: Relatório. Rio de Janeiro: CEV-Rio, 2015.

LIMA, Lucas Pedretti. Dançando sob a mira do DOPS: bailes soul, racismo e ditadura nos subúrbios cariocas nos anos de 1970 disponível em http://www.historiadaditadura.com.br/destaque/dancando-sob-a-mira-do-dops-bailes-soul-racismo-e-ditadura-nos-suburbios-cariocas-nos-anos-1970/. Acesso em 4 de abril de 2019.

PIRES, Thula Rafaela de Oliveira. Colorindo memórias: ditadura militar e racismo. In: RIO DE JANEIRO (Estado). Relatório / Comissão da Verdade do Rio. – Rio de Janeiro: CEV-Rio, 2015.

VERDADE, Coletivo Mais. Capítulo 4 - a ditadura como implementação de um modelo de desenvolvimento. In: RIO DE JANEIRO (Estado). Comissão da Verdade do Rio: Relatório. Rio de Janeiro: CEV-Rio, 2015.

Published

2020-09-29

How to Cite

Rodrigues, S. A. (2020). “Quem é o inimigo? Quem é você?”: a lógica de suspeição da ditadura militar como prática de epistemicídio / “who is the enemy? Who are you?”: the logic for suspecting military dictatorship as epistemicide practice. Brazilian Journal of Development, 6(9), 72972–72992. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-667

Issue

Section

Original Papers