Certificações, padrões e códigos: instrumentos voluntários para análise de projetos urbanos sustentáveis, um balanço dos critérios do casbee no contexto brasileiro / Certifications, standards and codes: voluntary instruments for the analysis of sustainable urban projects, a balance of the casbee criteria in the brazilian context

Authors

  • Ygor Moreira Medeiros Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Angela Maria Gabriella Rossi
  • Giovani Manso Ávila

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-685

Keywords:

Projeto urbano, Sustentabilidade Urbana, Métodos de Avaliação Ambiental, Certificação, CASBEE.

Abstract

Muito tem sido estudado no que diz respeito ao desempenho, eficiência e eficácia do ambiente construído. No entanto, a maioria desses estudos têm levado em consideração a avaliação de desempenho da edificação, sem abordar ou abordando de maneira insuficiente, o contexto urbano na qual está inserida: a vizinhança, o bairro, a cidade. Como causa e consequência dessa situação, muitas das políticas de promoção do ambiente construído são direcionadas unicamente à edificação, enquanto projetos de maior escala ficam a mercê de poucos indicadores, dificultando o trabalho de avaliação dos órgãos financiadores. No entanto, pode-se afirmar que, assim como vem acontecendo nos países centrais há quase três décadas, também no Brasil, mais recentemente, têm aumentado a quantidade de estudos relativos à construção de critérios e indicadores para avaliação da cidade. Muitos desses estudos vem sendo tratados dentro da temática da sustentabilidade urbana. Esses critérios têm sido definidos pelas várias instituições que desenvolvem métodos de avaliação ambiental, algumas das quais conferindo certificação ao empreendimento. Este artigo tem por objetivo analisar um desses métodos, o método CASBEE – Comprehensive Assessment System for Building Environmental Efficiency, administrado pelo IBEC – Institute for Building Environment and Energy Conservation, com sede no Japão, o único, até o momento, que avalia a escala da cidade ao invés da escala da vizinhança/bairro. Como resultado, este trabalho apresenta os ajustes que devem ser feitos em alguns critérios do método em questão, de modo que o mesmo possa ser utilizado em contexto brasileiro. Este estudo espera contribuir para a construção de critérios que auxiliem o poder público, os profissionais do setor do ambiente construído e os órgãos financiadores a promover, conceber, financiar e produzir projetos urbanos mais sustentáveis.

References

BENÉVOLO, L. A arquitetura no novo milênio. Brasil (São Paulo): Estação Liberdade, 2007.

BERKE, P. R.; GODSCHALK, D. R.; KAISER, E. J.; RODRIGUES, D. A. Urban Land Use Planing.

Estados Unidos: University of Illinois Press, 2006.

BUENO, C. Avaliação de desempenho ambiental de edificações habitacionais: análise comparativa dos sistemas de certificação no contexto brasileiro. Brasil (São Paulo): Universidade Federal de São Carlos. 2010.

Farr, D. Sustainable Urbanism: Urban Design With Nature. Estados Unidos: Wiley, 2007.

NASA. Disponível em https://apod.nasa.gov/apod/image/1707/EarthAtNight_SuomiNPP_3600.jpg. Consulta na Internet em 20/09/2020.

NEGREIROS, I.; ABIKO, A.K. Diretrizes para Projetos de Loteamentos de Projetos Urbanos

Considerando os Métodos de Avaliação Ambiental. Boletim Técnico BT/PCC/526. Boletim Técnico – Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.

THE COMMITTEE FOR THE DEVELOPMENT OF AN ENVIRONMENTAL PERFORMANCE

ASSESSMENT TOOLS FOR CITIES. CASBEE for Cities Technical Manual. Japão: Japan sustainable Building, 2011.

Published

2020-09-29

How to Cite

Medeiros, Y. M., Rossi, A. M. G., & Ávila, G. M. (2020). Certificações, padrões e códigos: instrumentos voluntários para análise de projetos urbanos sustentáveis, um balanço dos critérios do casbee no contexto brasileiro / Certifications, standards and codes: voluntary instruments for the analysis of sustainable urban projects, a balance of the casbee criteria in the brazilian context. Brazilian Journal of Development, 6(9), 73181–73196. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-685

Issue

Section

Original Papers