Alimentação de Rock Boulders e não britáveis na britagem primária / Rock Boulders and non-crushable feed in primary crushing

Authors

  • Dayana Rosy Souza dos Santos
  • Maycon Ruan Pinheiro de Oliveira
  • Inaldo de Sousa Sampaio Filho
  • Reginaldo Sabóia de Paiva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-700

Keywords:

Impacto, Automação, Desmonte de rocha, Desobstrução, Explosivos.

Abstract

Os blocos de rocha (Rock bouders) fora da especificação podem influenciar diretamente na geração de certas limitações na produção de um empreendimento mineiro, bem como, materiais não britáveis que podem ser alimentados na britagem primária. Influenciando na produtividade e provocando paradas não programadas dos equipamentos. A presença dos não britáveis pode causar danos a estrutura dos britadores. Além disso, a atividade de fragmentação é uma das mais importantes desenvolvidas dentro do ciclo de produção de uma mina. Surgiu assim a possibilidade de se pensar de que forma os blocos de rochas e materiais não britáveis influenciam na britagem primária e como proceder para evitar esse entrave. O objetivo desta pesquisa é compreender os impactos causados pela alimentação de blocos e não britáveis na britagem primária, assim como, fazer levantamento das principais técnicas utilizadas para sua desobstrução. Como metodologia utilizou-se a ferramentas SIGAA, fazendo um levantamento bibliográfico, sendo sua estrutura definida com base nos objetivos propostos. Técnicas de desobstrução como a utilização de pinça hidráulica, rompedor hidráulico e uso de explosivos, assim como, plano de ação para retirada das peças. Destacou-se as principais práticas de mitigação de alimentação de blocos e ferramenta de ataque na britagem primária como: utilização de procedimentos de automação; promoção de melhoria do processo de desmonte de rochas; planos de ação para manutenção dos equipamentos; planos de ação para identificação e retiradas de não britáveis dispersos na cava. Assim se evitará a introdução de materiais não britáveis em britadores.

References

BRITANITE. Manual básico de utilização de explosivos. IBQ. 2009.

DEGUTTI, Ricardo. Engenheiro de Minas / Sandvik. Técnica: AUTOMAÇÃO EM BRITÁGEM SISTEMA ASRi PARA BRITADORES HYDROCONES. Revista Areia & Brita. N°25. página 23-25. Jan/Fev/Mar -2004.

FERREIRA, Joan Kayk de Oliveira. Implantação efetiva de um sistema de controle dos tempos de paradas operacionais na britagem de uma usina polimetálica e aplicação de ferramentas de gestão para análise e otimização do processo. 2020. 44 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Minas) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto,2020.

FREIAS, M.E.P; MORAIS, D.S. HUMANIDADES & TECNOLOGIA(FINOM)-ISSN 1809-1628. v. 1, n. 22 (2020) COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENTRE OS EXPLOSIVOS EMULSÃO BOMBEADA E ANFO NO PROCESSO DE DESMONTE DE ROCHAS: Um estudo de caso.

GONTIJO, Grazielle et al .Mine to plant na mina de Salobo. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n. 7, p. 43426-43438, jul. 2020.ISSN 2525-876143426.

GUINDAUMEC. Guindastes Veiculares. Disponível em:<http://www.guindaumec.com.br/site/produto/pinca-hidraulica-gmp-30-000/> Acesso em: 11 Maio. 2020.

IRAMINA, W. S. Introdução à engenharia aplicada à indústria mineral aula 3 – desmonte de rocha por explosivos. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2015.

LUZ, A. B.; FIGUEIRA, H. V. O.; ALMEIDA, S. L. M. Britagem e Moagem. In: LUZ. A B.; FRANÇA, S. C. A.; BRAGA, P. F. A. Tratamento de Minérios. 6. ed. Rio de Janeiro: CETEM/MCTIC, 2018.

METSO BRASIL. Manutenção preditiva ganha mais força com a mineração 4.0. 22 Mar. 2019. Disponível em:< https://www.metso.com/br/blog/mineracao/manutencao-preditiva-ganha-mais-forca-com-a-mineracao-quatro-ponto-zero/ >Acesso em: 06 Maio. 2020.

METSO BRASIL. Três razões pelas quais a alimentação principal do triturador contém rochas enormes. 5 Fev. 2018. Disponível em: <https://www.metso.com/blog/mining/blog-experiencing-reduced-production-due-to-oversize-feed/ >Acesso em: 05 Maio.2020.

METSO BRASIL. Como desmonte influencia na Britagem. 30 nov. 2018. Disponível em: <https://www.metso.com/br/blog/agregados/entenda-como-o-desmonte-influencia-na-britagem/>Acesso em : 09 Maio.2020.

METSO BRASIL. Britadores Para qualquer necessidade de redução de tamanho. 20 Mar. 2004. Disponível em: <https://www.metso.com/br/produtos/britadores/ >Acesso em: 05 Maio.2020.

NEVES, PATRICIA BOMFIM DAS. Características de Fragmentação e Microestruturais de Rochas e seu Comportamento na Britagem para a Produção de Agregado[Rio de Janeiro] 2005 XXI, 129p. 29,7 cm (COPPE/UFRJ, M.Sc., Engenharia Metalúrgica e de Materiais, 2005) Dissertação – Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE.

OHASHI, Toshihico. Gerente Regional de Sistema de Britagem Metso Minerais -. Técnica: EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NA BRITAGEM DE PEDREIRAS. Revista Areia & Brita.N°25. página 14-19. Jan/Fev/Mar -2004.

SANDIVIK. sistema de controle ASRI (Automatic Setting Regulation).Disponível em: <https://www.rocktechnology.sandvik/en/products/stationary-crushers-and-screens/crusher-automation/asri/>Acesso em: 04 Maio.2020.

SANTELMO CAMILO. Na boca do britador. REVISTA M&T. Tecnologia e inovação para construção e mineração. N°230. Páginas 82-85. Dez/Jan. 2019. Disponível em: <http://www.revistamt.com.br/Materias/Exibir/na-boca-do-britador> Acesso em: 09 Maio .2020.

SOARES, Reginaldo Santos. Notas de aula. BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO - cominuição e classificação - modulo iv. técnico em mineração. CETEP (CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU). andorinha – b a, Brasil. Março 2012.

Published

2020-09-30

How to Cite

Santos, D. R. S. dos, Oliveira, M. R. P. de, Filho, I. de S. S., & Paiva, R. S. de. (2020). Alimentação de Rock Boulders e não britáveis na britagem primária / Rock Boulders and non-crushable feed in primary crushing. Brazilian Journal of Development, 6(9), 73384–73399. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-700

Issue

Section

Original Papers