O contributo da medida provisória Nº 966 como elemento de objetivação do direito disciplinar dos servidores públicos / The contribution of provisional measure No. 966 as an element of objectifying the disciplinary right of public servants

Authors

  • Felipe Gonçalves Fernandes
  • Fabio Paulo Reis de Santana

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-223

Keywords:

Direito Disciplinar. Tipicidade. Medida Provisória nº 966. Dolo. Erro Grosseiro.

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar a contribuição da Medida Provisória nº 966 ao direito disciplinar brasileiro. Nesta tarefa, faremos primeiro uma análise dos servidores públicos e da sua importância como instrumentos de execução do plano constitucional, em especial no que tange à persecução do interesse público. Em seguida, por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa e aplicada, nos valendo da teoria das relações especiais de sujeição, escrutinaremos as garantias que atendem a esses agentes e possíveis pontos remanescentes de enfraquecimento das salvaguardas constitucionais, em especial no que tange àtipicidade aberta, admitidanesse âmbito. Doutra ponta, verificaremos o conteúdo da Medida Provisória nº 966 e a melhor proposta de interpretação dessa, guiados pela jurisprudência fixada pelo Supremo Tribunal Federal. Concluímos,dessarte, que a MP é constitucional e que pode trazer importantes contributos ao direito disciplinar pátrio. Assim, somando propostas de objetivação hermenêutica da tipicidade disciplinar por nós formuladas com os conceitos de dolo ou erro grosseiro insculpidos no normativo em questão, é possível concluir pela importância da medida, a qual se apresenta como marco de um possível direito administrativo sancionadormais democrático e em consonância com os direitos fundamentais estabelecidos na Constituição da República de 1988.

References

ANABITARTE, Alfredo Gallego. Las relaciones especiales de sujeción y el principio de la legalidad de la administración. Revista de Administración Pública, Madri, n. 34, p. 24, p. 11-51, ene-abr. 1961.

BACELLAR FILHO; Romeu Felipe. Processo administrativo disciplinar. 2. ed. São Paulo: Max Limonad, 2003.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de direito administrativo. 31. ed. São Paulo: Malheiros, 2014.

GOMES, Luiz Flávio; BIANCHINI, Alice. Curso de direito penal. Parte geral. Arts. 1º a 120. Salvador: JusPodium, 2015.

GARCÍA DE ENTERRÍA, Eduardo. Revolución Francesa y administración contemporánea. 4. ed. reimpr. Navarra: Civitas, 2005.

GORDILLO, Agustín A. La administración paralela. Madrid: Civitas, 1982.

MARTINS, Ricardo Marcondes. Efeitos dos vícios do ato administrativo. São Paulo: Malheiros, 2008.

MARTINS, Ricardo Marcondes. Regulação administrativa à luz da Constituição Federal. São Paulo: Malheiros, 2011.

MATTOS, Mauro Roberto Gomes de. Tratado de direito administrativo disciplinar. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

MELLO, Oswaldo Aranha Bandeira de. Teoria dos servidores públicos. Revista de Direito Público, Rio de Janeiro, v.1, n. 1, p. 40-53, jul.-set., 1967.

OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de direito administrativo. 8. ed. Rio de Janeiro: Método, 2020.

SALOMONI, Jorge Luis. La Cuestión de Las Relaciones de Sujeción Especial en el Derecho Público Argentino. In: Problemática de la Administración Contemporánea. Buenos Aires: Universidad Notarial Argentina, 1997.

SILVA, Clarissa Sampaio. Direitos fundamentais e relações especiais de sujeição. O caso dos agentes públicos. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

ZAGREBELSKY, Gustavo. El derecho ductil – Ley, derechos, justicia. Madrid: Trotta, 2011.

Published

2020-10-09

How to Cite

Fernandes, F. G., & de Santana, F. P. R. (2020). O contributo da medida provisória Nº 966 como elemento de objetivação do direito disciplinar dos servidores públicos / The contribution of provisional measure No. 966 as an element of objectifying the disciplinary right of public servants. Brazilian Journal of Development, 6(10), 77128–77143. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-223

Issue

Section

Original Papers