Obtenção de revestimento eletroquímico da liga metálica Ni-Fe-Nb com resistência à corrosão por eletrodeposição / Electrical coating obtainment of Ni-Fe-Nb metallic line with resistance to electrical corrosion

Authors

  • Francisco Carlos de Medeiros Filho Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Jaqueline Ferreira Ramos
  • Ana Priscila de Souza Silva
  • Ana Maria de Souza Araújo
  • Lorena Vanessa Medeiros Dantas
  • Breno do Nascimento Ferreira
  • Júlia Daniela Ferreira Ramos
  • Paulo Sérgio Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-288

Keywords:

Eletrodeposição, Nióbio, metais, corrosão.

Abstract

A liga Ni-Fe-Nb é um importante insumo empregado na obtenção de alguns tipos de aços, como os microligados e inoxidáveis, com aplicação nas indústrias de construção civil, automotiva, naval, aeronáutica, espacial, na fabricação de tubulações (grades, estruturas, gasodutos e oleodutos) e de ferramentas de alta precisão. Os metais e suas correspondentes ligas são muito utilizados nos diversos setores industriais, propiciando a geração de novas tecnologias a partir do desenvolvimento de novos materiais. Na busca de sistemas de proteção contra a corrosão, camadas metálicas protetoras são utilizadas nas indústrias como revestimentos inibidores de corrosão. Os revestimentos protetores podem ser obtidos por diversas técnicas, contudo, a eletrodeposição é a mais utilizada. Este trabalho tem como objetivo obter revestimentos de Ni-Fe-Nb por eletrodeposição e caracterizá-los quanto às propriedades de resistência à corrosão. Na metodologia analisou-se eletrodeposição, composição química, Caracterização dos eletrodepósitos e Ensaios Eletroquímicos de Corrosão. Os resultados mostram que a adição de NbCl5 ao banho de Watts modificado com Fe e adicionado Nb, que possibilitou a formação de eletrodepósito com uma baixíssima ocorrência de um elemento que pode ser atribuído ao Nb que foi observado na análise de FRX-ED. Devido à adição do NbCl5, o pH do banho de Watts modificado com Fe foi reduzido a pH 1, que priorizou a eletrodeposição do Fe em detrimento ao Ni que eletrodeposita mais facilmente que o Fe, que possibilitou a presença de um terceiro metal no eletrodepósito que foi atribuído ao Nb.

 

References

AZEVEDO, L. M. S, SÍNTESE DO NIOBATO DE SÓDIO A PARTIR DO ÓXIDO DE NIÓBIO E DO NIÓBIO METÁLICO. Rio de Janeiro, 2010.

CUNHA, A. C. C., Estudo da liga NiFe de suas propriedades por DMA, Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, CES/UFCG, Campus Cuité-PB, 2016.

SOUZA JUNIOR, J, G, Revestimento à base de nióbio e nióbio-ferro obtido por aspersão térmica hipersônica sobre aço API 5L X70, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dissertação, Porto Alegre – RS, 2011.

STUART, H. e HULKA, K. et al. 1999. Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. Usos e usuários finais de nióbio. Disponível em < http://www.cbmm.com.br/br/p/173/usos-e-usuarios-finais-de-niobio.aspx> 10 de janeiro de 2016) às 14H.

MARIANO, C. Obtenção de revestimentos de nióbio depositados por aspersão térmica para proteção à corrosão marinha, Dissertação, Universidade Federal do Paraná, CURITIBA, 2008.

Published

2020-10-14

How to Cite

Filho, F. C. de M., Ramos, J. F., Silva, A. P. de S., Araújo, A. M. de S., Dantas, L. V. M., Ferreira, B. do N., Ramos, J. D. F., & da Silva, P. S. G. (2020). Obtenção de revestimento eletroquímico da liga metálica Ni-Fe-Nb com resistência à corrosão por eletrodeposição / Electrical coating obtainment of Ni-Fe-Nb metallic line with resistance to electrical corrosion. Brazilian Journal of Development, 6(10), 78007–78016. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-288

Issue

Section

Original Papers