Análise de aerofólios de alta sustentação para aplicação em aeronave cargueira não tripulada da equipe araero aerodesign / Analysis of high-sustainable airlines for Application in aircraft unraveled load of the araero aerodesign team

Authors

  • Jéssica Sales Pereira dos Santos
  • João Pedro Avancini Dias
  • Antonio Ricardo Grippa Satiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-331

Keywords:

aerodesign, perfis aerodinâmicos, sustentação, arrasto, XFLR5.

Abstract

O presente trabalho desenvolveu uma metodologia de escolha de perfis de alta sustentação com base em perfis já existentes e amplamente utilizadas por equipes de aerodesign, de forma a ser aproveitada no progresso de projetos futuros da Equipe Araero Aerodesig do Ifes Campus Aracruz, além da criação de um perfil aerodinâmico de maior eficiência para a Equipe. Foram realizados cálculos estatísticos de informações fornecidas pela SAE Brasil das equipes participantes em torneios anteriores, de modo a estabelecer critérios mais apropriados ao projeto. Também se utilizaram os softwares XFLR5 para análise de coeficientes aerodinâmicos de momento, sustentação e arrasto dos perfis e o Microsoft Excel no auxílio de cálculos. Percebeu-se que a metodologia criada foi efetiva para a escolha e aplicação do perfil no projeto de 2019 da Equipe Araero no Torneio de Acesso por conceder uma estratégia criteriosa de definição dos aerofólios, além da diminuição considerável de tempo na designação dos demais parâmetros, sendo possível sua utilização em projetos futuros. O software XFLR5 se mostrou sensível aos dados fornecidos, permitindo uma melhor eficiência na análise além da fácil projeção gráfica de apresentação. Por fim, o perfil desenvolvido se apresenta como eficaz em projetos futuros da Equipe Araero e também abre oportunidades de pesquisas específicas na área de desenvolvimento de aerofólios.

References

ANDERSON JR, John David. Fundamentals of aerodynamics. Tata McGraw-Hill Education, 2010.

DANTAS, Albert Franklin de Moura. Análise Aerodinâmica de Perfis de Asa para Veículos Aéreos Não Tripulados Usando o Software XFLR5. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte, 2014.

RIBEIRO, Fernanda Alves. Análise aerodinâmica de perfis de asa para aeronaves experimentais tipo jn-1. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal: 2011.

RODRIGUES, Luiz Eduardo Miranda José. Fundamentos da Engenharia Aeronáutica com Aplicações ao Projeto SAE-AeroDesign: Aerodinâmica e Desempenho. 1ª ed. Salto: 2014.

ROSA, Edison da. Introdução ao Projeto Aeronáutico: Uma contribuição à Competição Sae Aerodesig. Florianópolis: UFSC/GRANTE, 2006.

SAMPAIO, Ronivaldo Passos. Sistema de controle de atitude embarcado para vôo autônomo de aviões em escala. Salvador: 2006.

SOUZA, Lucas Guimarães et al. Metodologia de um Projeto Aerodinâmico Básico Voltado A Competição Sae Brasil Aerodesign. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 44. Anais... Natal: UFRN/ABENGE. 2016.

VISCONTI, João Pedro Portela Guedes. Estudo inicial de um veículo aéreo não tripulado do tipo tilt-rotor. Juiz de Fora: 2016.

Published

2020-10-15

How to Cite

Santos, J. S. P. dos, Dias, J. P. A., & Satiro, A. R. G. (2020). Análise de aerofólios de alta sustentação para aplicação em aeronave cargueira não tripulada da equipe araero aerodesign / Analysis of high-sustainable airlines for Application in aircraft unraveled load of the araero aerodesign team. Brazilian Journal of Development, 6(10), 78550–78570. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-331

Issue

Section

Original Papers