Educação alimentar e nutricional na promoção do consumo adequado de sódio na doença renal crônica / Food and nutritional education in promoting the appropriate consumption of sodium by people with chronic kidney disease

Authors

  • Michelle Adler de Oliveira
  • Jordanna de Souza Ferreira
  • Maria Luiza Ferreira Stringhini
  • Karine Anusca Martins
  • Ana Tereza Vaz de Souza Freitas

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-541

Keywords:

Insuficiência renal crônica. Educação nutricional. Cloreto de sódio.

Abstract

O rim é um importante órgão na manutenção da homeostasia corporal. Quando lesionado sofre perda de funções de forma irreversível e gradativa, o que acarreta a doença renal crônica. Diagnosticada previamente, a progressão desta enfermidade pode ser retardada com medidas terapêuticas e, assim, melhorar a qualidade de vida do paciente. A alimentação adequada e saudável é uma das formas de controle destas alterações renais. O projeto de extensão “Educação Alimentar e Nutricional: promovendo alimentação saudável e adequada para portadores de Doença Renal Crônica”, por meio da educação alimentar e nutricional, objetivou conscientizar os atores sobre a relação entre função renal e alimentação com foco em nutrientes de maior relevância para esta doença, como o sódio, e garantir o empoderamento e autonomia para aprimorar as escolhas alimentares. As atividades foram desenvolvidas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás com portadores de doença renal crônica e seus acompanhantes, utilizando-se de metodologia participativa, problematizadora, com atividades lúdicas e interativas. Organizações, diretrizes e comissões científicas abordam a importância da promoção da saúde em relação aos fatores de risco e ao enfrentamento da patologia renal. Todavia, estas informações são de difícil compreensão para a maioria dos pacientes. Assim, o presente projeto apresenta essa literatura científica e os conhecimentos relacionados à área da alimentação, de forma pedagógica e compreensível para a população, com vistas a gerar conhecimento e empoderamento. Além disso, o projeto promove a percepção sobre a doença e os benefícios do tratamento para garantir autonomia para uma melhor, mais adequada e mais saudável escolha alimentar.

 

References

Abensur H, Júnior GBS. Os integrantes do Departamento de Epidemiologia e Prevenção da Doença Renal Crônica da SBN comentam a relevância da data. Sociedade Brasileira de Nefrologia Informa. 2017;24(109):10-1.

Ammirati AL. Fisiopatologia da doença renal crônica. In Cuppari L, Avesani CMN, Kamimura MA. Nutrição na doença renal crônica. São Paulo: Editora Manole; 2013. cap. 2. p. 15-32.

Silva MIB, Barreto JGP, Avesani CM. Adesão à orientação dietética. In Cuppari L, Avesani CMN, Kamimura MA. Nutrição na doença renal crônica. São Paulo: Editora Manole; 2013. cap. 20. p. 403-26.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica – DRC no Sistema Único de Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_clinicas_cuidado_paciente_renal.pdf.> Acesso em agosto de 2019.

Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/Publicacao/Educacao_Alimentar_Nutricional/1_marcoEAN.pdf. Acesso em outubro de 2020.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 389, de 13 de março de 2014. Define os critérios para a organização da linha de cuidado da pessoa com Doença Renal Crônica e institui incentivo financeiro de custeio destinado ao cuidado ambulatorial pré-dialítico. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt0389_13_03_2014_rep.html.>. Acesso em agosto de 2019.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília: Ministério da Saúde; 2011. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_acoes_enfrent_dcnt_2011.pdf>. Acesso em agosto de 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: análise do consumo alimentar pessoal no Brasil / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. 150 p.

Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde. Redução de Sal. Brasília, DF: Organização Pan-Americana da Saúde, 2016. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_joomlabook&view=topic&id=227>. Acesso em agosto de 2019.

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde alerta para prevenção e diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica. Por Nicole Beraldo, da Agência Saúde. 2019. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45291-ministerio-da-saude-alerta-para-pr evencao-e-diagnostico-precoce-da-doenca-renal-cronica>. Acesso em agosto de 2019.

Silva JPS, Silva LF, Guerra ED, Andrade LVB, Aguiar DS, Silva AP, Silva JJS. Educação em saúde na sala de espera: relato de experiência. Braz. J. of Develop. 2020;6(1):1057-66.

Brasil. Lei no 11.346, de 15 de setembro de 2006b. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Publicado no DOU em 18.9.2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11346.htm>. Acesso em agosto de 2019.

Published

2020-10-26

How to Cite

de Oliveira, M. A., Souza Ferreira, J. de, Ferreira Stringhini, M. L., Martins, K. A., & Souza Freitas, A. T. V. de. (2020). Educação alimentar e nutricional na promoção do consumo adequado de sódio na doença renal crônica / Food and nutritional education in promoting the appropriate consumption of sodium by people with chronic kidney disease. Brazilian Journal of Development, 6(10), 81519–81526. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-541

Issue

Section

Original Papers