Ensino de física: O uso de experimentos de baixo custo como estrategia de ensino / Physics teaching: The use of low cost experiments as a teaching strategy

Authors

  • Giovani Luz Andrade
  • Jean Barbosa Pessoa
  • Ferdinand Martins da Silva
  • Walmir Belinato

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-554

Keywords:

Experimentos de Baixo Custo, Metodologia de Ensino, Ensino de Ciências e Física.

Abstract

O presente trabalho relata uma experiência realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com estudantes do 2° ano do curso médio-técnico de uma instituição pública, a qual consistiu em demonstrar por meio de Experimentos de Baixo Custo, conteúdos desenvolvidos em sala de aula, visando melhorar o desempenho e o interesse dos alunos na disciplina Física. Após a formação de grupos foi realizada a construção de experimentos sobre os conteúdos de Oscilações e Ondas, a exemplo de um Pêndulo Simples e um Oscilador Massa-Mola com o objetivo de determinar um valor aproximado da gravidade local e um valor aproximado da constante elástica da mola. Posteriormente, os alunos fizeram a apresentação constando de uma introdução teórica, equações utilizadas, o experimento em funcionamento e a forma de obtenção e apresentação dos resultados. Em seguida, foi aplicado um questionário abordando aspectos sobre o conteúdo estudado, a aplicação e a utilidade das ferramentas construídas com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos e também a metodologia de ensino utilizada. Os resultados mostraram que houve um bom desempenho dos alunos, tanto na assimilação dos conteúdos didáticos, na construção e apresentação dos experimentos, quanto na avaliação aplicada, o que nos leva a afirmar que a experimentação pode se constituir uma ferramenta importante para o ensino de Ciências, em particular de Física.

References

ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, vol. 25, n.2, Junho, 2003.

LABURÚ, C. E. Seleção de experimentos de física no ensino médio: uma investigação a partir da fala dos professores. Investigação em Ensino de Ciências. Londrina: v. 10, n. 2, 2005.

MOREIRA, M.A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2011.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: para a rede pública estadual de ensino. Ciências. Curitiba: SEED/DEF/DEM. 2008 Paulo, 2010 (Pg. 21 e 25)

Published

2020-10-26

How to Cite

Andrade, G. L., Pessoa, J. B., Silva, F. M. da, & Belinato, W. (2020). Ensino de física: O uso de experimentos de baixo custo como estrategia de ensino / Physics teaching: The use of low cost experiments as a teaching strategy. Brazilian Journal of Development, 6(10), 81676–81685. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-554

Issue

Section

Original Papers