A influência do hiperdia no controle da hipertensão e do índice glicêmico: discussão acerca da saúde de idosos de uma comunidade de Maceió / The influence of hyperdia in the control of hypertension and the glycemic index: discussion about the health of elderly people in a community of Maceió

Authors

  • Claythianne Tenório de Assunção
  • Evelynne Gomes Peixoto de Melo
  • Lara Nilian de Azevedo Guedes
  • Luana Maria Nogueira Bezerra Tavares
  • Maria Verônica Alves da Silva
  • Marina Vale de Britto Sales
  • Renata Maria Holanda Muniz Falcão Soares
  • Roberta Lays da Silva Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-672

Keywords:

Hipertensão, Diabetes Mellitus, Hiperdia, Idoso, Controle, Sistema Único de Saúde.

Abstract

Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) são as doenças crônicas que mais acometem a população brasileira, segundo pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (VIGITEL) em 2019. Tais patologias estão muito associadas a Doenças cardiovasculares e suas complicações, especialmente em idosos, tais como AVC, infarto, doença renal e alteração vascular periférica. O tratamento dessas complicações onera de maneira significativa o Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, a portaria GM/MS 235 de 20 de fevereiro de 2001 instituiu o Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia) com o objetivo de reduzir fatores de risco para doenças cardiovasculares através do controle dessas doenças. Diante disso, destaca-se a necessidade de trabalhos que enalteçam a importância desse programa, bem como estimulem a sua fiel execução. Tendo em vista esse objetivo, o presente trabalho buscou promover saúde orientando uma comunidade em Maceió/AL sobre as complicações dessas doenças, como evitá-las ou reduzir seus danos e agravos. Para isso utilizou-se de um ambiente receptivo com café da manhã próprio para esse grupo, palestras, aferição de glicemia e pressão arterial. Como resultado dessa ação, observou-se idosos aderentes e não aderentes ao tratamento, que, após as palestras, tornaram-se conscientes da importância do acompanhamento regular e mudança de hábitos de vida. Neste sentido, foi evidenciada a relevância do programa Hiperdia no cuidado desses idosos.

References

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diabetes, hipertensão e obesidade avançam entre os brasileiros. 2020. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/agen cia-saude/46792-diabetes-hipertensao-e-obesidade-avancam-entre-os-brasileiros-2#:~:text=Diabetes%2C%20hipertens%C3%A3o%20e%20obesidade%20avan%C3%A7am%20entre%20os%20brasileiros,Escrito%20por%20regina&text=O%20Minist%C3%A9rio%20da%20Sa%C3%BAde%20tra%C3%A7ou,20%2 C3%25%20est%C3%A3o%20obesos>. Acesso em: 14/09/2020.

ROCHA, A. A Importância do Hiperdia na Redução dos Agravos em Pacientes Cadastrados no PSF IV, do Município de Barreiras-BA, e a significância do Profissional de Enfermagem neste Programa. Centro de Ciência e Saúde. Departamento de Fisiologia e patologia. PROBEX. 2010. [online]. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles>. Acesso em: 15/09/2016.

SILVA, C. A. et al. Hipertensão em uma unidade de saúde do SUS: orientação para o autocuidado. Rev. Baiana de Saúde Pública. v. 30, n. 1, 2008.

TOSCANO, CRISTIANA M. As campanhas nacionais para detecção das doenças crônicas não-transmissíveis: diabetes e hipertensão arterial. ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. 2004.

PREFEITURA DE PETRÓPOLIS. Ações e programas: Programa Hiperdia. Disponível em: <http://www.petropolis.rj.gov.br/ssa/index.php/acoes-e-progra mas-top/programa-hiperdia.html>. Acesso em: 14/09/2020.

Published

2020-10-29

How to Cite

de Assunção, C. T., de Melo, E. G. P., Azevedo Guedes, L. N. de, Bezerra Tavares, L. M. N., da Silva, M. V. A., Britto Sales, M. V. de, Falcão Soares, R. M. H. M., & Silva Ribeiro, R. L. da. (2020). A influência do hiperdia no controle da hipertensão e do índice glicêmico: discussão acerca da saúde de idosos de uma comunidade de Maceió / The influence of hyperdia in the control of hypertension and the glycemic index: discussion about the health of elderly people in a community of Maceió. Brazilian Journal of Development, 6(10), 83251–83254. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-672

Issue

Section

Original Papers