Análise de planejamento e gestão estratégica: o caso de uma empresa do setor de transportes coletivos do interior do estado do Rio de Janeiro / Strategic planning and management analysis: the case of a collective transport company in the interior of the state of Rio de Janeiro

Authors

  • Diego Lilargem Rocha
  • José Maria Matias Júnior
  • Fabiana Nunes Cabral Monteiro
  • Virgínia Siqueira Gonçalves
  • Elias Rocha Gonçalves Júnior

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n5-207

Keywords:

Gestão estratégica, Matriz SWOT, Transporte coletivo municipal

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar o ambiente externo e interno de uma empresa do setor de transporte coletivo na cidade de Campos dos Goytacazes, com o intuito de realizar a gestão estratégica de mercado. A metodologia utilizada foi fundamentada a partir do referencial teórico e a discussão principal foi baseada em um estudo de caso, no qual foram levantadas informações sobre o contexto do setor de transporte urbano. Tais informações serviram de objeto de análise deste artigo. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário semiestruturado direcionado ao gestor da empresa, a fim de se identificar pontos interessantes para a construção da matriz SWOT. A partir da pesquisa de campo, desenvolveram-se conclusões e recomendações a respeito da gestão estratégica dos serviços prestados. Em seguida, foram traçados os objetivos estratégicos em cada uma das quatro perspectivas. Através da visualização das informações que o mapa e os quadros proporcionaram, foi possível determinar as ações para atingir os objetivos e metas propostas pelos autores. O Planejamento Estratégico é de grande importância para a empresa, pois tende a minimizar os riscos para a organização e a auxiliará no desenvolvimento de ações empresarias e de marketing para melhor posicionamento no mercado.

References

AFONSO, V. V. et. al. Uma aplicação prática da matriz BCG e análise SWOT: Um estudo de caso. 2012.

AGERGS - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul, Pesquisa de avaliação da qualidade dos serviços públicos no RS/2005, por usuários de transporte metropolitano. Disponível em: <http://www.agergs.rs.gov.br/bibliot/estudos/estudo1.doc.>.Acesso em: 10 de agosto de 2017.

AUSTIN, J. E. (1990), Managing in Developing Countries (Strategic Analysis and OperatingTechniques), ed. Free Press.

BARROS, A. J. da S.; LEHFELD, N. A. de S. (2007), Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

CHOUDHARI, S.;ADIL, G.;ANANTHAKUMAR, U. (2013). “Configuration of manufacturing strategy decision areas in line production system: five case studies”. International Journal of Advanced Manufacturing Technology, Vol. 64, No.(1-4), pp. 459-474.

CHOUDHARI, S.; ADIL, G.; ANANTHAKUMAR, U. (2012). “Exploratory case studies on manufacturing decision areas in the job production system”. InternationalJournalofOperations&Production Management, Vol. 3, No. 11, pp. 1337-1361.

DIAS, G. A. (2015), Estudo da produtividade em uma empresa de telecomunicação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. (2002), Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall.

COBRA, M. (2003), Consultoria em Marketing Manual do Consultor. São Paulo: Cobra Editora e Marketing.

FERRELL, O. C.; HERTLINE, M. D. (2009), Estratégia de Marketing. Tradução AllTasks e Marlene Cohen. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning.

FONSECA, J. J. S. (2002), Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A. C. (2007), Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. (1997), A estratégia em ação: balancedscorecard. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus.

KARDEC, A.; ARCURI, R.; CABRAL, N. (2005) Gestão estratégica e avaliação de desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark.

KOTLER, P. (1992), Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas.

KOTLER, P. (1999), Marketing para o século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura.

MCCREADIE, K. (2008), A Arte da Guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes. 1. ed. São Paulo: Globo.

OLIVEIRA, D. de P. R. (2007), Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas.

PORTAL DO ADMINISTRADOR, Disponível em: http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html Acesso em 05/02/2017.

PORTER, M. (1986), Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus.

PORTER, M.(1989), Vantagem competitiva, Rio de Janeiro, RJ.

TRIVIÑOS, A. N. S. (1987), Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

SERRA, F.; TORRES, M. C. S.; TORRES, A. P. (2004), Administração Estratégica. Rio de Janeiro: Reichmann e Affonso Editores.

Published

2018-06-04

How to Cite

Rocha, D. L., Matias Júnior, J. M., Monteiro, F. N. C., Gonçalves, V. S., & Gonçalves Júnior, E. R. (2018). Análise de planejamento e gestão estratégica: o caso de uma empresa do setor de transportes coletivos do interior do estado do Rio de Janeiro / Strategic planning and management analysis: the case of a collective transport company in the interior of the state of Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Development, 4(5), 1702–1717. https://doi.org/10.34117/bjdv4n5-207

Issue

Section

Original Papers