A utilização do ioiô como ferramenta de pesquisa educacional / The utilization of yoyo as a tool of educational research

Authors

  • Rafael Medeiros de Freitas
  • Maria Roberta de Farias
  • Beatriz Araújo Rocha
  • George Frederick Tavares da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-065

Keywords:

fenômenos físicos, investigação, ludicidade, material alternativo.

Abstract

É próprio do homem a investigação e a criação de estratégias que viabilizem a sua adaptação em um meio. A invenção da roda e de outros instrumentos de rolamento, como o ioiô, são exemplos de descobertas antigas e que vêm contribuindo ao longo dos anos para tais fins. O ioiô, por exemplo, é um objeto cujos movimentos não se restringem apenas às brincadeiras, mas à elaboração de mecanismos que favorecem a indústria, transportes, dentre outros setores. A evolução de seus modelos tem permitido que competidores realizem ousadas manobras durante os campeonatos. Esse brinquedo é considerado um verdadeiro laboratório de física, pois estudar seu movimento permite perceber fenômenos como: energia cinética e potencial, torque, rotação, translação, momento linear e angular, atrito, velocidade, aceleração e força. Sendo assim objetiva-se neste trabalho analisar grandezas envolvidas no movimento do ioiô e usá-lo como objeto de aprendizagem nas aulas de Física, possibilitando que professores e alunos realizem análises e tornem o ensino da disciplina significativo. Para isso foram feitos estudos bibliográficos e experimentações, que resultaram na exploração de uma gama de conceitos físicos e na verificação de suas influências na subida do ioiô até a mão do praticante. Esses resultados confirmam a relevância de usar objetos simples para explorar a Física, reforçando que é uma ciência voltada à explicação de fenômenos da natureza.

References

ALUNOSONLINE. Importância da Física. Disponível em: <http://alunosonline.uol.com.br/fisica/fisica-e-importante.html > Acesso em 22 de maio de 2016.

COMOTUDOFUNCIONA. Disponível em: <http://casa.hsw.uol.com.br/ioios1.htm > Acesso em 02 de junho de 2016.

FÍSICAEMPERGUUNTAS. Por que o ioiô sobe? Disponível em: <http://fisicaemperguntas.blogspot.com.br/2012/11/por-que-o-ioio-sobe.html> Acesso em 17 de março de 2016.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R. Fundamentos de Física, vol. 1. 8ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

IOIOBRASIL, História do Ioiô, 2013. Disponível em <http://www.ioiobrasil.org/historia.php> Acesso em 07de fevereiro de 2016.

LUCCA, T. A.; SANTOS, N. Gestão do conhecimento em tempos de crise. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 12, p.94508-94522, dez. 2020.

ORIGEMDASCOISAS, A origem do ioiô, 2012. Disponível em <http://origemdascoisas.com/a-origem-do-ioio/> acesso em 07 de fevereiro de 2016.

PORTALDOIOIO. Disponível em: < http://portaldoioio.com.br > Acesso em 20 de abril de 2016.

REDESOCIALDOAPRENDENDOFÍSICA. A Física do Ioiô. Disponível em: <http://aprendendofisica.net/rede/blog/a-fsica-do-ioi/ > Acesso em 16 de março de 2016.

LIVREESPORTES. Uma arma de caça que virou brinquedo. Disponível em:

<http://www.livresportes.com.br/reportagem/uma-arma-de-caca-que-virou-brinquedo> Acesso em 30 de abril de 2016.

Published

2021-02-08

How to Cite

de Freitas, R. M., de Farias, M. R., Rocha, B. A., & da Silva, G. F. T. (2021). A utilização do ioiô como ferramenta de pesquisa educacional / The utilization of yoyo as a tool of educational research. Brazilian Journal of Development, 7(2), 12693–12703. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-065

Issue

Section

Original Papers