Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching

Authors

  • Shaiala Aquino dos Santos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Aline Dourado Sena Gama

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-103

Keywords:

Ensino de ciências da natureza, conteúdo transversal, interdisciplinaridade.

Abstract

O presente artigo aborda o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) como ferramenta auxiliar da educação científica em tempos no qual o mundo, e especialmente o Brasil está vivenciando a pandemia do corona vírus provocada pelo SARS COV – 2. Neste contexto, seguindo as competências gerais do BNCC no que se refere ao uso das TICs às lives interdisciplinares, foram desenvolvidas com objetivo de fazer uso da ferramenta na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, assim como manter os estudantes conectados com a escola através de atividades remotas. Além disso, o presente estudo partiu do pressuposto que ensinar os conteúdos de ciências de maneira interdisciplinar e contextualizada através de meios visuais, dinâmicos e inovadores pode despertar o interesse do aluno tornando-os sujeitos ativos na construção do conhecimento.

References

AMORIM, Y. S., de Menezes Dantas, D., de Souza Alves, A. M., de Oliveira, F. C. A., de Oliveira, E. C. C., Bezerra, N. S. R. F., ... & Torres, C. M. G. (2020). INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: MOVIMENTO ARTICULADOR DO FAZER PEDAGÓGICO E DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, 8(1), 409-416.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018

MATOS, J. D. V., Cruz, J. R., Ribeiro, A. F. S., Gomes, R. M. M., Ferreira, J. C., & Matos, F. B. (2019). Aprendizagem Significativa por meio do Uso de TICs: Levantamento das Produções da Área de Ensino de 2016 a 2018. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 17(1), 466-475.

OSBORNE, J. e S. HENNESSY (2003). Literature Review in Science Education and the Role of ICT: Promise, Problems and Future Directions. Em http://www.futurelab.org.uk/download/pdfs/research/lit_reviews/Secondary _School_Review.pdf.

Published

2021-02-08

How to Cite

dos Santos, S. A., & Gama, A. D. S. (2021). Lives interdisciplinares em tempos de pandemia: uma utilização das TICS como recurso didático no ensino de ciências / Interdisciplinary lives in pandemy time: a use of TICS as a didactical resource in science teaching. Brazilian Journal of Development, 7(2), 13245–13249. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-103

Issue

Section

Original Papers