Letramento literário: proposta de leitura para a obra o sumiço da noite, de Daniel Munduruku / Letramento literário: proposta de leitura para a obra o sumiço da noite, de Daniel Munduruku

Authors

  • Gislaine Valéria Rodrigues
  • Margarida da Silveira Corsi
  • Carmen Rodrigues de Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-165

Keywords:

Letramento literário. Ensino de Literatura. Daniel Munduruku. Literatura indígena.

Abstract

O objetivo desse artigo é apresentar uma proposta de abordagem do texto literário com o intuito de criar ações que estimulem o letramento literário junto aos alunos do Ensino Fundamental II, e a inclusão de textos pertencentes à esfera da produção indígena, de acordo com a lei nº 11.635/08, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileria e indígena, ressaltando a importância dessas culturas na formação da sociedade brasileira. Para tanto, o texto que servirá de corpus para a elaboração da proposta didática -denominada de sequência básica- a ser aplicada é o livro intitulado O Sumiço da Noite, de Daniel Munduruku, autor brasileiro, de descendência indígena, responsável pela publicação de diversas obras literárias que tratam, em especial, da cultura do seu povo. A metodologia utilizada no enfoque dessa obra, inicialmente, está ancorada nos pressupostos elaborados por Cosson (2014), Micheletti (2000) e rediscutidos por Corsi (2015), no que tange às etapas de leitura do texto literário. Além dessa perspectiva, procederemos à análise do texto, procurando identificar os pilares bakhtinianos, descritos por Bakhtin (2003), a saber: conteúdo temático, estrutura composicional e estilo. Espera-se que os resultados dessa proposta didática para a abordagem do texto literário possam demonstrar aos envolvidos que a literatura não deve ficar restrita apenas à leitura de textos canônicos e à sala de aula, ao contrário, ela deve buscar uma maior diversidade, considerando, a escrita literária indígena, entre outras. Todo esse trabalho, por certo, contribuirá de forma significativa para o letramento literário dos alunos envolvidos.

 

References

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CORSI, Margarida da Silveira. A narrativa literária francesa como suporte para o letramento do leitor – aprendiz de FLE. Maringá: Eduem, 2015.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª edição. São Paulo: Contexto, 2012.

FREITAS, Daniela Amaral Silva. Literatura infantil dos kits de literatura afro-brasileira de PBH: um currículo para ressignificação das relações étnico-raciais? Belo Horizonte: UFMG/FAE, 2014.

MICHELETTI, Guaraciaba. Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. Guaraciaba Micheletti, Letícia Paula de Freitas Peres, Ana Elvira Luciano Gebara – 3. ed. – São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção aprender e ensinar com texto; v. 4).

MUNDURUKU, Daniel. O Sumiço da Noite – Coleção Crônicas Indígenas. São Paulo: Saraiva, 2006.

PRIETO, Heloisa. Antologia de contos indígenas de ensinamento - Tempo de Histórias – Daniel Munduruku. São Paulo: Salamandra, 2006.

Sites

http://tvescola.mec.gov.br/tve/video/indios-no-brasil-quem-sao-eles acessado em 01/06/2016.

http://mitoselendasdobrasil.blogspot.com.br/2014/09/o-surgimento-da-noite.html acessado em 12/06/2016.

http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=1060 acessado em 14/06/2016.

https://www.youtube.com/watch?v=enH-4vykXO4- Como você tem um celular acessado em 28/06/2016.

https://www.youtube.com/watch?v=bwHjhq5FdQw Carta do Chefe Settle – Ecologia e Meio acessado em 28/06/2016.

Published

2019-08-08

How to Cite

Rodrigues, G. V., Corsi, M. da S., & Lima, C. R. de. (2019). Letramento literário: proposta de leitura para a obra o sumiço da noite, de Daniel Munduruku / Letramento literário: proposta de leitura para a obra o sumiço da noite, de Daniel Munduruku. Brazilian Journal of Development, 5(7), 9995–10004. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-165

Issue

Section

Original Papers