Estudos de adsorção de azul de metileno em algodão / Methylene blue adsorption studies on cotton

Authors

  • Maria Isabella Lima Garção Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Andre Luiz Tessaro
  • Augusto Cesar Gracetto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-327

Keywords:

Algodão, Isoterma, Efluente.

Abstract

Um dos grandes problemas da atualidade é o descarte inadequado de resíduos da indústria têxtil, em especial os corantes. Eles afetam características dos efluentes e, consequentemente, a vida existente. Por esse motivo, é preciso estudar métodos de remoção desse corante a fim de diminuir os impactos ambientais. Nesse trabalho utilizou-se o algodão hidrofílico como adsorvente de corantes e o mesmo foi estudado in natura e com tratamento químico em HCl e NaOH. A avaliação da adsorção foi realizada em soluções de azul de metileno (AM), monitorada por espectrofotometria, e com auxílio de isotermas de adsorção. Os resultados indicaram que o tratamento com NaOH é o mais eficaz para a adsorção de AM, e que o equilíbrio de adsorção é alcançado antes de 4 horas.

References

CARVALHO, Terezinha Elizabeth Mendes de. Adsorção de corantes aniônicos de solução aquosa em cinza leve de carvão e zeólita de cinza leve de carvão. 107 f. Dissertação (Mestrado), IPEN, São Paulo, 2010.

CHEMP, Gabriela Machado, JURADO, Lizeth Vanessa Amado e MENDES, Marisa Fernandes. Avaliação do comportamento das isotermas de equilíbrio em processos de adsorção usando biomassas de diferentes origens. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p. 7798-7820. 2021.

GHASEMI, J. e ASADPOUR, S. Thermodynamics study of the adsorption process of methylene blue on activated carbon at different ionic strengths. J. Chem. Thermodynamics, v.39, p.967– 971. 2007.

KAEWPRASIT, C., HEQUET, E., ABIDI, N., & GOURLOT, J. P. Quality measurements. J. Cotton Sci, 2, 164-173. 1998.

SILVA, Maria Cristina. Degradação de corantes e remediação de efluentes têxteis por extrato bruto de peroxidase de nabo. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Lavras, 2011.

SOARES, José Luciano et al. Remoção de corantes têxteis por adsorção em carvão mineral ativado com alto teor de cinzas. 1998.

Published

2021-02-18

How to Cite

Garção, M. I. L., Tessaro, A. L., & Gracetto, A. C. (2021). Estudos de adsorção de azul de metileno em algodão / Methylene blue adsorption studies on cotton. Brazilian Journal of Development, 7(2), 16499–16507. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-327

Issue

Section

Original Papers