Ecoturismo – Uma proposta de implantação na reserva particular de patrimônio natural fazenda Pantanal, CODÓ- MA / Ecotourism - A proposal of implantation in the private reserve of natural patrimony farm Pantanal, CODÓ- MA

Authors

  • Rebeca Reis Carvalho
  • Marlene Sousa Silva
  • Emannuelle Rocha de Magalhães Moreira
  • Francisco Magalhães de Morais
  • Maria Roselane Alves de Oliveira
  • Anna Michelly Barroso de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-369

Keywords:

Unidades de conservação, comunidades, desenvolvimento sustentável, ecoturismo, educação ambiental.

Abstract

Considerado como um tipo de turismo de baixo impacto ambiental, o ecoturismo é feito por pequenos grupos com possibilidade de sustentação econômica, tanto para as unidades de conservação (UC’s) onde ele possa ser praticado, como para as comunidades humanas locais em termos de geração de renda. O presente artigo tem como objetivo elaborar uma proposta de implantação do Ecoturismo na Reserva Particular de Patrimônio Natural Fazenda Pantanal, baseado em princípios de sustentabilidade ambiental, no município de Codó-MA. A metodologia utilizada foram pesquisas documental, bibliográfica e, principalmente, de campo, que foi desenvolvida através de entrevistas com perguntas semi-estruturadas, com relatos de experiências e registros fotográficos. O resultado da pesquisa aponta para a realização de um diagnóstico ambiental mais preciso e detalhado, que terá como objetivo identificar os fatores físicos, bióticos e antrópicos, da região em estudo, bem como as interações que eles estabelecem entre si por meio das quais se apreende a dinâmica dos ecossistemas. O diagnóstico deverá caracterizar as potencialidades e vulnerabilidades da área, face às atividades transformadoras previstas. Dessa forma, conclui-se que a prática do ecoturismo só se torna viável se for adotado um modelo de planejamento e gestão adequada com a participação de todos, sejam os proprietários, turistas, comunidades e população local, respeitando as atribuições de cada um e promovendo atividades de geração de emprego e renda baseada em princípios da sustentabilidade.

 

 

References

BRASIL. INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN – Maranhão. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2012.

BRASIL. Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei n. 9.985). Brasília: Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, 2000.

BRITO, C.W.de. Unidades de Conservação: intenções e resultados. São Paulo: Annablume, 2000. 230p.

CARLINI, A.L. Procedimentos de ensino: escolher e decidir. In: SCARPATO, M.(Orgs.). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. 1.ed. São Paulo: Avercamp, 2004. 133p.

CORIOLANO, L.N.M.T. Bases Conceituais do Desenvolvimento e do Ecoturismo. In: QUEIROZ, O. T. M. M. (Orgs.). Turismo e Ambiente – Temas Emergentes. Campinas-SP: Alínea, 2006. 196p.

GOIDANICH, K.L.; MOLLETA, V.F. Turismo Ecológico. 3. ed. Porto Alegre, RS: SEBRAE, 2000. 64p.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. 2010.

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso em: 20 de jan. 2012.

MILHOMENS, A. Ecoturismo na Mata Atlântica: alternativas para a sustentabilidade. In: MOSLEY, M.G.V; MOSLEY, R. (Orgs.). Desenvolvimento Sustentável em Petrópolis. Petrópolis-RJ: Viana e Mosley, 2002. 122p.

MORAES, W.V. Ecoturismo: um bom negócio com a natureza. Viçosa-MG: UFV, 2000. 158p.

PASSOLD, A.J.; KINKER, S.M.S. Visitação sustentável em Unidade de Conservação. In: PHILIPPI Jr; A.;RUSCHMANN, D.V.M (Orgs.) Gestão Ambiental e Sustentabilidade no Turismo. 1.ed. Barueri, SP: Manole, 2010.1027p.

PEDRINI, A. G. A educação ambiental no ecoturismo brasileiro: passado e futuro. In: SEABRA, G. (Orgs.). Turismo de Base Local: identidade cultural e desenvolvimento regional. João Pessoa-PB: UFPB, 2007. 358 p.

PELICIONI, M.C.F; TOLEDO, R.F. Educação para o turismo: Turistas e Comunidade. In: PHILIPPI Jr; A.; RUSCHMANN, D.V.M (Orgs.) Gestão Ambiental e Sustentabilidade no Turismo. 1.ed. Barueri, SP: Manole, 2010.1027p.

RAMPAZZO, L. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2002. 150 p.

VITAE CIVILIS; WWF-BRASIL. Sociedade e ecoturismo: na trilha do desenvolvimento sustentável: como diferentes atores sociais podem, de forma participativa, elaborar planos estratégicos de conservação e geração de renda. São Paulo: Peirópolis, 2003. 144 p.

Published

2021-02-19

How to Cite

Carvalho, R. R., Silva, M. S., Magalhães Moreira, E. R. de, de Morais, F. M., de Oliveira, M. R. A., & de Sousa, A. M. B. (2021). Ecoturismo – Uma proposta de implantação na reserva particular de patrimônio natural fazenda Pantanal, CODÓ- MA / Ecotourism - A proposal of implantation in the private reserve of natural patrimony farm Pantanal, CODÓ- MA. Brazilian Journal of Development, 7(2), 17077–17089. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-369

Issue

Section

Original Papers