Critérios de avaliação de audiovisuais produzidos a partir das aulas de Física / Criteria for evaluating audiovisuals produced from Physics classes

Authors

  • Eduardo Vieira de Rezende

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-543

Keywords:

audiovisuais, critérios de avaliação, Youtube.

Abstract

O presente artigo tem, como objetivo, mostrar critérios de avaliação de produções audiovisuais realizadas por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O processo avaliativo é feito, a partir da identificação de critérios que possam ser utilizados por professores de Física da rede pública e particular de ensino. Na literatura, já é comprovada a eficiência da produção de audiovisuais por alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Porém, os critérios utilizados para avaliar e como avaliar ainda não são bem definidos, deixando o professor, muitas vezes, sem um ponto de início no que diz respeito ao método avaliação. Quanto à metodologia, os discentes devem ser incentivados a elaborar um roteiro de gravação, no qual deverá constar toda a montagem do audiovisual. Para auxiliar o professor no processo de avaliação dos roteiros, vamos dividi-lo em duas etapas: o conceitual, específico da Física, e o linguístico, referente a questões estruturais da linguagem. A produção de audiovisuais pelos alunos é uma maneira de torná-los agentes ativos no processo de ensino aprendizagem e incentivá-los à pesquisa e à interação em grupo, pois lhes propicia uma aprendizagem mais significativa. Neste contexto, desenvolvemos uma proposta de avaliativa por meio da qual indicamos ao professor diferentes critérios que poderão ser utilizados para avaliar esses audiovisuais produzidos. Os critérios empregados no processo avaliativo dos audiovisuais abrangem todo o processo de elaboração do trabalho, desde a elaboração dos roteiros até a postagem produto final no YouTube. Por fim, este artigo revelou um caminho no processo avaliativo de audiovisuais, ficando o professor livre para a escolha de mais critérios que se incorporem à sua realidade escolar.

References

REZENDE, E.V. Produção de audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem: uma proposta avaliativa. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos – SP, 2014. Disponível em: <http://bit.ly/2crQ2Fp>. Acesso em: 20 de ago. 2016.

MORAN, José. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. “Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica”, Papirus, 21ª ed, 2013, p. 30-35. Disponível em: <http://bit.ly/2cqoGP0 >. Acesso em 21 de jul. 2016.

MORAN, José. As mídias na Educação: desafios na comunicação pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166. Disponível em: <http://bit.ly/2cjhbw0> . Acesso em 21 de jul. 2016.

MORAN, José. Mudar a forma de ensinar e de aprender. Revista Interações, São Paulo, 2000. vol. V, p.57-72. Disponível em: <http://bit.ly/2bUglQO> . Acesso em 21 de jul. 2016.

PEREIRA, Marcus Vinicius; BARROS, Susana de Souza. Análise da produção de vídeos por estudantes como estratégia alternativa de laboratório de física no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.32, n.4, São Paulo, 2010. Disponível em: < http://bit.ly/2cqnDP7>. Acesso em: 02 de mar. de 2016.

PEREIRA, Marcus Vinicius; FILHO, Luiz Augusto Coimbra de Rezende; JUNIOR, Américo de Araújo Pastor. Estudo de Recepção de Um Vídeo Sobre Refração da Luz Produzido por Alunos de Ensino Médio Como Atividade do Laboratório Didático de Física. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.3, p.165-180, novembro 2012. Disponível em: <http://bit.ly/1dqy5wJ>. Acesso em: 02 de jul. 2013.

Published

2021-02-24

How to Cite

Rezende, E. V. de. (2021). Critérios de avaliação de audiovisuais produzidos a partir das aulas de Física / Criteria for evaluating audiovisuals produced from Physics classes. Brazilian Journal of Development, 7(2), 19491–19500. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-543

Issue

Section

Original Papers