Libras e anatomia: A sinalização mediada pela tecnologia / Libras and anatomy: Signaling mediated by technology

Authors

  • Marineiva Moro Campos de Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Jucielly Carla Téo
  • Kurt Schneider

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-224

Keywords:

Anatomia. Libras. Sistema esquelético.

Abstract

O presente trabalho tem como tema o Ensino de Anatomia Humana para alunos surdos, especificamente com o objetivo de criar sinais para o processo de ensino e de aprendizagem do sistema esquelético. A partir de uma sequência didática, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, prepararam-se dois acadêmicos surdos, um do Curso de Educação Física e outro do Curso de Fisioterapia, para elaborarem os sinais relacionados aos ossos do esqueleto apendicular e axial. Também verificou-se a aceitação dos novos sinais ao utilizá-los com alguns alunos que frequentavam o Ensino Superior em cursos da área da saúde, além de realizar uma investigação aplicando os novos sinais na discussão sobre a anatomia para esses alunos. Obtiveram-se os dados por meio de filmagens, fotografias e gravações de áudio, os quais foram transcritos e analisados por meio da Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Os resultados evidenciaram a aceitação dos novos sinais propostos, e que o uso desses sinais, articulados com aulas interativas e mediadas pelo professor, contribuiu para a aprendizagem dos alunos com surdez sujeitos da pesquisa.

References

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 dez. 2005.

CAVALCANTI, Marilda C. Estudos sobre educação bilíngue e escolarização em contextos de minorias linguísticas no Brasil. DELTA, São Paulo, v. 15, 1999. Edição especial.

DANGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia sistêmica e segmentar. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2007.

FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS. Que educação nós surdos queremos? In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS, 1999, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, Campinas, v. 20, abr. 2000.

QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

RODRIGUES, Carlos Henrique. A interpretação para a Língua de Sinais Brasileira: efeitos de modalidade e processos inferenciais. 2013. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2013.

STUMPF, Marianne Rossi. Pedagogia surda no contexto cotidiano da inclusão: espaços, práticas e políticas dentro e fora. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA SURDA, 2007, Vitória. Anais [...]. Vitória, ES: Capes, 2007.

VARGAS, Jaqueline Santos. A inclusão do deficiente auditivo em escolas públicas de Campo Grande: as visões do professor, coordenador, intérprete e do aluno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Físca). – UFMS, Campo Grande, 2011.

VARGAS, Jaqueline Santos; GOBARA, Shirley Takeco. Sinais dos conceitos de massa, aceleração e força para surdos na literatura nacional e internacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia, 2013.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Published

2021-03-11

How to Cite

de Oliveira, M. M. C., Téo, J. C., & Schneider, K. (2021). Libras e anatomia: A sinalização mediada pela tecnologia / Libras and anatomy: Signaling mediated by technology. Brazilian Journal of Development, 7(3), 24163–24173. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-224

Issue

Section

Original Papers