Estudo de caso: análise dos procedimentos executivos dos sistemas de estabilização de inclinação e do sistema de proteção contra queda de blocos / Case study: analysis of executive procedures for tilt stabilization systems and block fall protection system

Authors

  • Danilo César Wamser Ferreira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Samuel Azevedo Fonseca
  • Paulo Roberto Borges
  • Marina Donato
  • Fábio da Silva Martino Fonte
  • Mayara Souza Gomes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-233

Keywords:

Barreira, Contenção, Estabilização de Inclinação.

Abstract

O Brasil possui aproximadamente 30.000 km de malha ferroviária, que visam o transporte de passageiros, minério, produtos industrializados, entre outros. Esse fato evidencia a necessidade de monitorar a estabilidade dos taludes, a fim de se evitar acidentes com graves consequências ambientais, sociais e econômicas. São apresentados no presente trabalho relatos do acompanhamento de uma obra de contenção realizada no município de Belo Vale/MG, onde se efetuou o uso de três métodos diferentes de contenções, a fim de prevenir a existência de algum acidente na linha férrea, que transporta grande parte do minério extraído na região com destino aos portos. Os relatos das experiências vivenciadas permitiram a compreensão dos procedimentos necessários para a instalação dos sistemas de estabilização de inclinação SPIDER® e TECCO® e do sistema de proteção contra queda de blocos de rocha RXE-2000.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 11682: Estabilidade de Taludes. Rio de Janeiro, p. 39. 1991.

FIORI, A. P.; CARMIGNANI, L. Fundamentos de mecânica dos solos e das rochas. 2ª. ed. Curitiba: UFPR, 2009.

FREITAS, A. S. Análises Numéricas de Casos de Quedas de Blocos Rochosos. Tese (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

GEOBRUGG. Manual SPIDER® S3-130 Rock protection system. 2019a.

GEOBRUGG. Manual TECCO® SYSTEM Slope Stabilization System. 2019b.

GEOBRUGG. Product Manual RXE-500 Rockfall Barrier. 2019c.

GOBBI, F. S. M.; AMORIM, L. B. Barreiras flexíveis na Rota do Sol, RS. Soluções para proteção contra queda de blocos, fluxo de detritos e escorregamentos superficiais. 8º Simpósio de Prática de Engenharia Geotécnica da Região Sul, GEOSUL 2012, Porto Alegre, RS, 1-5.

GUIDICINI, G.; NIEBLE, C. M. Estabilidade de Taludes Naturais e de Escavação. São Paulo: Bluncher, 1983.

MACIEL FILHO, C. L.; NUMMER, A. V. Introdução Geologia de Engenharia. 4ª. ed. Santa Maria: UFSM, 2011.

MELO, M. S. S. Contributos para a verificação das condições de segurança em vertentes íngremes de formações rochosas com possibilidade de destacamento de blocos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2018.

NUNES, A. L. L. S. Estabilidades de Taludes Rochosos em Estradas. Anais do 6º Simpósio de Prática de Engenharia Geotécnica da Região Sul, Geosul 2008. Florianópolis, 11p., 2008.

NUNES, A. L. L. S. Barreiras flexíveis para mitigação de fluxo de detritos. 5ª Conferência Brasileira de Estabilidade de Encostas, 2009. São Paulo, SP, 1-10.

OLIVEIRA, N. C. D. Soluções para estabilização de taludes em linhas férreas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2010.

RITCHIE, A. M. Evaluation of rockfall and its control. Highway research record, 1963.

VILELA, R. J. Uso de Barreiras Flexíveis para o Controle de Quedas de Blocos de Rocha. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Escola Politécnica UFRJ, Rio de Janeiro, 2011.

Published

2021-03-11

How to Cite

Ferreira, D. C. W., Fonseca, S. A., Borges, P. R., Donato, M., Fonte, F. da S. M., & Gomes, M. S. (2021). Estudo de caso: análise dos procedimentos executivos dos sistemas de estabilização de inclinação e do sistema de proteção contra queda de blocos / Case study: analysis of executive procedures for tilt stabilization systems and block fall protection system. Brazilian Journal of Development, 7(3), 24298–24316. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-233

Issue

Section

Original Papers