Características da acessibilidade na educação inclusiva e as possíveis intervençòes fisioterapeuticas / Characteristics of accessibility in inclusive education and possible physiotherapeutic interventions

Authors

  • Syndel Souza Stefanes
  • Erick Alvaro Grencheski
  • Mariana Lobregati Barreto
  • Sandra Nara Neves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-257

Keywords:

Espaço Acessível, Escola regular, Inclusão social, Pessoa com deficiência, intervenções Fisioterapêuticas.

Abstract

A acessibilidade propicia à pessoa com deficiência um espaço adequado, sem barreiras arquitetônicas que possam comprometer sua livre locomoção. No ambiente escolar, ela também se relaciona com a metodologia de ensino, com a comunicação e com a inclusão, por proporcionar uma perspectiva mais abrangente para o educando acerca do significado da aprendizagem, não somente no tocante a aquisição de saberes científicos, mas também na sua socialização. A implementação do fisioterapeuta no âmbito escolar propicia o desenvolvimento sensório-motor, a aquisição de capacidades que norteiam a prática educacional e despertam saberes interdisciplinares.  O presente artigo aborda a acessibilidade na educação inclusiva, por ser um componente que ainda não é contemplado adequadamente nas escolas. Através de uma revisão de literatura, buscou-se maior relação aos sentidos do tema em estudo. Constata-se que a acessibilidade, ainda não consegue atender ao crescimento da frequência das pessoas com deficiência no ensino regular, devido a lentidão nas mudanças físicas nas edificações e na revisão de práticas pedagógicas. Fazendo-se o profissional da saúde, para adaptação de mobília, desenvolvimento de habilidades físicas de manuseio e coordenação para auxiliar o docente no processo de ensino, e o discente no processo de autodescoberta.

 

 

References

ANTUNES FILHO, L. Inclusão social da pessoa com deficiência: medidas que fazem a diferença. Rio de Janeiro: IBDD, 2008.

BRACCIALLI, L.M.P; MANZINI, E.J.; REGANHAN, W.G. Contribuição de um programa de jogos e brincadeiras adaptados para a estimulação de habilidades motoras em alunos com deficiência física. Temas Desenvol, vol. 13, p. 37-46, 2004. BRASIL. Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação inclusiva: fundamentação filosófica. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

DISCHINGER, M; MACHADO, R. Desenvolvendo ações para criar espaços escolares acessíveis. Inclusão - Revista da Educação Especial, v. 1, nº. 01. Brasília: Secretaria de Educação Especial, agosto de 2006.

DURCE, K.; FERREIRA, C.A.S.;PEREIRA, O.S.; SOUZA, B.B. A atuação da fisioterapia na inclusão de crianças deficientes física em escolas regulares: uma revisão de literatura. Mundo Saúde SP , p. 156-9, 2006.

EHLERT, R. A inserção do fisioterapeuta em escolas regulares no processo de educação inclusiva. Novo Hamburgo: Centro Universitário Feevale, p.1- 54, 2009.

FARIA, M. G.A. MAGALHAES, L. C.. Adaptation of the school-AMPS (Assessment of Motor and Process Skills) to Brazilian children from 4 to 8 years old. Psicol. estud, v.11, n3, p.493-502, 2006.

FIEGENBAUM, J. Acessibilidade no contexto escolar: tornando a inclusão possível. Porto Alegre: UFRS, 2009.

GIL, M. Aluno com deficiência: a escola prepara mesmo para a vida? Disponível em: < http://saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=20092> Acesso em agosto de 2015.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica – 2014 – Resumo Técnico. Brasília: INEP, 2014.

LIBONATI, P. F. Arquitetura escolar: a essência da participação e socialização do aluno com deficiência. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência. São Paulo: USP, 2013.

MELO, F.R.L.V.; FERREIRA,C.C.A. O cuidar do aluno com deficiência física na educação infantil sob a ótica das professoras. Rev Bras Ed Esp, vol. 15, p. 121-40, 2009

PENA, F. F.; ALPINO, A.M.S. Contribuição da fisioterapia para o bem-estar e a participação de dois alunos com Distrofia Muscular de Duchenne no ensino regular. Rev Bras Ed Esp, vol. 14, p.447-62, 2008.

ROGALSKI, S. M. Histórico do surgimento da educação especial. Revista de Educação do IDEAU, v. 5, n. 12, julho de 2010.

SILVA, C. D. A. Acessibilidade na UFC. Fortaleza: UFC, 2010.

SILVA, L. G. S. Valorizando a diferença: a educação inclusiva na rede municipal de ensino de Natal/RN. In.: ROTH, B. W. Experiências educacionais inclusivas: Programa Educação Inclusiva – direito à diversidade. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

VASCONCELOS, P. M. Cuidar do outro é cuidar de si mesmo desenvolvendo os aspectos socioemocionais a partir das relações Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.2, p. 15992-15999feb. 2021.

Published

2021-03-11

How to Cite

Stefanes, S. S., Grencheski, E. A., Barreto, M. L., & de Oliveira, S. N. N. (2021). Características da acessibilidade na educação inclusiva e as possíveis intervençòes fisioterapeuticas / Characteristics of accessibility in inclusive education and possible physiotherapeutic interventions. Brazilian Journal of Development, 7(3), 24640–24649. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-257

Issue

Section

Original Papers