Caracterização física e mecânica do concreto incorporado com polímero / Physical and mechanical characterization of concrete incorporated with Polymer

Authors

  • Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça
  • Loredanna Melyssa Costa de Souza
  • Yane Coutinho Lira
  • Valter Ferreira de Sousa Neto
  • Teresa Elane Bezerra Luz
  • Camila Gonçalves Luz Nunes
  • Pedro Henrique dos Santos Pereira
  • Maria Ingridy Lacerda Diniz

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-406

Keywords:

Politereftalato de etileno, concreto, construção civil, reciclagem.

Abstract

Com o passar dos anos, um atributo que vem apresentando maior destaque no ramo científico, é a contração do tempo entre uma descoberta científica e o seu aproveitamento. Entretanto, diante dessa evolução, pode-se constatar também o crescimento populacional desenfreado em conjunto com a procura por produtos que apresentem ciclos de vida cada vez menores. Assim, diante deste cenário, estudos vêm sendo desencadeados para a incorporação de novos materiais no ramo da construção civil, entre eles temos o Politereftalato de Etileno (PET). O PET é um poliéster, polímero termoplástico, utilizado para fabricação de embalagens e, principalmente, garrafas para bebidas carbonatadas. Derivado do petróleo, substância não renovável, as embalagens de politereftalato de etileno levam no mínimo cem anos para se decompor - podendo variar de acordo com as condições ambientais - passando a ocupar grande parte dos aterros sanitários, contribuindo para os custos de coleta seletiva, transporte e descarte final de resíduos urbanos. Entre suas características evidenciam-se baixa densidade, a transparência, o brilho, o seu bom desempenho em diferentes designs, a facilidade de moldagem, além de proporcionar uma alta resistência mecânica e química, possui também uma excelente barreira para gases e odores. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar as características físicas e mecânicas do concreto incorporado com polímero (Politereftalato de etileno) em substituição parcial ao cimento Portland. Foram moldados corpos de prova nas dimensões de 15 cmx30 cm com substituição do cimento por Politereftalato de etileno nos teores de 2,5%, 7,5% e 10%. Verificou-se que o polímero ocasionou a redução da resistência do concreto quando comparado aos resultados obtidos para o concreto de referência, no entanto, os resultados obtidos atendem aos parâmetros normativos.

 

 

References

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Determinação de composição granulométrica dos agregados. NBR 7217. Rio de Janeiro, 1982.

- NBR 9776: Determinação da massa especifica de agregados miúdos por meio do frasco de Chapman. Rio de Janeiro, 1987.

- NBR NM 53: Agregados - Determinação da absorção e da massa específica do agregado graúdo – Método de ensaio. 8p. Rio de Janeiro, 2003.

- NBR 7251: Agregados no estado solto – Determinação da massa unitária. Rio de Janeiro, 1982.

- NBR 7219: Determinação do teor de materiais pulverulentos nos agregados. Rio de Janeiro, 1987.

- NBR 11579: Cimento Portland Comum – Determinação do modulo de finura. Rio de Janeiro, 2012.

- NBR NM 67: Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Rio de Janeiro, 1998.

- MB 3459: Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Determinação da absorção de água, teor de umidade e da área líquida. Rio de Janeiro, 1991.

- NBR 5739: Concreto - Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos – Método de ensaio. 9 p. Rio de Janeiro, 2007.

DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem – Agregados – Determinação da massa específica real. ME 085. Rio De Janeiro,1994.

PETRUCCI, Eladio G.R. Concreto de cimento Portland. 13ª edição. São Paulo: Globo. 1978.

ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland Disponível em: http://www.abcp.org.br/conteudo/sustentabilidade/sustentabilidade-do-concreto. Acesso às 17h 34min em 01 de Maio de 2016.

ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET. Disponível em: http://www.abipet.org.br/index.html?method=mostrarInstitucional&id=81. Acesso às 18h 20min em 01 de Maio de 2016.

AQUINO, José Lourenço Santos. Desenvolvimento de compósitos de matriz cimentícia utilizando resíduos de politereftalato de etileno (PET) e de areia de britagem na produção de concretos. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 123fls, 2013

PEDROSO Fábio Luís. Concreto: as origens e a evolução do material construtivo mais usado pelo homem, Revista Concreto, pp. 14-19, n.53. Ano 37, 2009.

PANDOLFELLI, A. L. de Castro, V. C. Revisão: Conceitos de dispersão e empacotamento de partículas para a produção de concretos especiais aplicados na construção civil, Cerâmica 55 (2009) 18-32.

SOUZA, Maurício Novaes. Degradação e Recuperação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Viçosa, Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal), Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2004.

Published

2021-03-16

How to Cite

Duarte Mendonça, A. M. G., de Souza, L. M. C., Lira, Y. C., Sousa Neto, V. F. de, Bezerra Luz, T. E., Luz Nunes, C. G., Santos Pereira, P. H. dos, & Lacerda Diniz, M. I. (2021). Caracterização física e mecânica do concreto incorporado com polímero / Physical and mechanical characterization of concrete incorporated with Polymer. Brazilian Journal of Development, 7(3), 26860–26876. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-406

Issue

Section

Original Papers