Um modelo de organização na formação de professores polivalentes para o estudo dos quadriláteros: uma contribuição em tipos de argumentação, prova e demonstração / A model of organization in the training of multi-skilled teachers for the study of quadrilaterals: a contribution in types of argumentation, proof and demonstration

Authors

  • George Henrique da Conceição
  • Cileda de Queiroz e Silva Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-505

Keywords:

Prova, Demonstração, Geometria, Formação, Professores.

Abstract

Este trabalho apresenta uma discussão sobre uma pesquisa que busca analisar os conhecimentos matemáticos adquiridos em uma perspectiva praxeológica e teórica contida nos saberes descritos em diversas pesquisas da Educação Matemática e os contidos especialmente na BNCC e BNC-f relacionados à formação dos professores polivalentes para argumento, prova e demonstração. Nesta perspectiva de trabalho buscamos referenciar as ações docentes  com base nos estudos de Shulman (1992) e Goméz – Chacón (2002) acerca das influências da formação, iniciamos o  referencial histórico nos postulados em “Elementos” de Euclides, também em  manuais aos professores no Brasil  nos séculos XIX e XX até os “software” de geometria dinâmicos educacionais. Fundamentou – se naTeoria das Situações Didáticas e Elementos e Pressupostos de uma Engenharia Didática de Michèle de Artigue na forma qualitativa em estudo de campo com professores polivalentes. Firmou – se o levantamento bibliográfico, documental, organização e estruturação de materiais, e realizaremos a elaboração de sequência didática formativa a pesquisa de campo qualitativa e elementos de análise baseados na articulação dos estudos de Parsysz e Balacheff.



References

ALMOULOUD, S. Ag, Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba. UFPR, 2010.

ALMOULOUD, S. Ag; et all, Formação de professores de Matemática e apreensão significativa de problemas envolvendo provas e demonstrações, 2008;

AMORIM, M. C. S. Argumentação e prova: uma situação experimental sobre quadriláteros e suas propriedades.' 01/10/2009 112 Mestrado Profissionalizante em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO Biblioteca Depositária: PUC/SP.2009.

DUVAL, R. ARGUMENTER, DEMONTRER, EXPLIQUER CONTINUITE OU RUPTURE COGNITIVE? IREM de Strasbourg, 1992-1993.

FERREIRA, MARIDETE BRITO CUNHA. UMA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA EM QUADRILÁTERO QUE APROXIME O ALUNO DE LICENCIATURA DAS DEMOSTRAÇÕES GEOMÉTRICAS. Doutorado em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, São Paulo Biblioteca Depositária: Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri, 2016.

FILHO, ALVESMAR FERREIRA DA SILVA. Desenvolvimento de uma seqüência didática sobre quadriláteros e suas propriedades: contribuições de um grupo colaborativo' 01/05/2007 178 f. Profissionalizante em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO Biblioteca Depositária: PUC-SP.2007.

GANDIT, M. PREUVE OU DEMONSTRATION, UN THEME POUR LA FORMATION DES ENSEIGNANTS DE MATHEMATIQUES: PREMIERE PARTIE. Université Paris Diderot, 2004.

HACHE, C. Questions langagières dans l’enseignement et l’apprentissage des mathématiques. Université Paris Diderot, 2019.

ROUCHE, N., APPRENDRE A PROUVER, BULLETIN de la SOCIÉTÉ MATHÉMATIQUE DE BELGIQUE, 1990.

SILVA, BARBARA CAROLINE CARDOSO CHAGAS DA. Justificativas e argumentações no aprendizado de quadriláteros: uma intervenção com papel, lápis e dispositivos móveis' 07/04/2017 93 f. Mestrado Profissional em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, Seropédica Biblioteca Depositária: UFRRJ.2017.

Published

2021-03-20

How to Cite

Conceição, G. H. da, & Coutinho, C. de Q. e S. (2021). Um modelo de organização na formação de professores polivalentes para o estudo dos quadriláteros: uma contribuição em tipos de argumentação, prova e demonstração / A model of organization in the training of multi-skilled teachers for the study of quadrilaterals: a contribution in types of argumentation, proof and demonstration. Brazilian Journal of Development, 7(3), 28179–28190. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-505

Issue

Section

Original Papers