Cursos Técnicos na Modalidade EaD: estudo no Estado de São Paulo/Brasil/ Technical courses in EaD modality: study in the State of São Paulo/Brazil

Authors

  • Cesar Bento de Freitas
  • Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-544

Keywords:

Educação a Distância, Curso Técnico, Autorização de Cursos.

Abstract

O artigo objetiva relatar o processo de credenciamento e autorização de funcionamento de cursos técnicos na modalidade Educação a Distância no Estado de São Paulo, Brasil, por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa, mediante análise da legislação e das etapas dos processos de credenciamento e autorização de funcionamento dos cursos técnicos. As análises se dividem em duas etapas: uma no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, e a outra  na Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Os resultados revelam que a maioria dos cursos apresenta restrições à sua aprovação. Dentre os fatores que interferem no processo encontram-se a falta de compreensão da legislação, os problemas de origem pedagógica e também com a infraestrutura.

References

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70.

Flick, U. (2009). Utilização de documentos como dados. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegra: Artmed.

Godoy, A. S. (2006). Estudo de caso qualitativo. In: SILVA, Anielson Barbosa; GODOI, Christiane Kleinubing; BANDEIRA-DE-MELO, Rodrigo. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva.

Worthen, B. R., Sanders, J. R.,Fitzpatrick, J. L. (2004).Avaliação de programas: concepções e práticas. Tradução de Dinah de Abre Azevedo. São Paulo: Editora Gente.

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman.

Published

2021-03-21

How to Cite

Freitas, C. B. de, & Mendes, V. L. P. S. (2021). Cursos Técnicos na Modalidade EaD: estudo no Estado de São Paulo/Brasil/ Technical courses in EaD modality: study in the State of São Paulo/Brazil. Brazilian Journal of Development, 7(3), 28781–28790. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-544

Issue

Section

Original Papers