A prática docente no ensino de Sociologia: discussões acerca do notório saber / The teaching practice in the teaching of Sociology: discussions about the notorious knowledge

Authors

  • Yara Marques Lima
  • Raimunda Costa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-688

Keywords:

Ensino de Sociologia, Notório Saber, Currículo, Prática Docente.

Abstract

A Sociologia enquanto disciplina que compõe o currículo do ensino médio apresenta historicamente um contexto de intermitências. Com isso, a presença dos componentes curriculares reforça ainda mais o caráter de suas especificidades que, por vezes, foi inviabilizada. O presente artigo tem como objetivo apresentar os componentes curriculares, discutindo como o notório saber, a partir dos relatos e exposição da literatura, perpassa o campo do ensino de Sociologia. O respaldo metodológico se faz no contexto das leis e materiais produzidos pelo Ministério da Educação, culminando com a discussão de autores como Alves e Sousa (2013), Carvalho (2004) que apresentam reflexões sobre o ensino de Sociologia e a formação docente, e Macedo (2017) com elucidação do notório saber. Como metodologia utilizou-se de entrevista com professores da rede estadual de educação da cidade de Fortaleza- Ceará, onde possibilitou apresentar perspectivas e discussão do notório saber com a literatura sobre o ensino de Sociologia. Como principais resultados destaca-se que embora haja a experiencia em ministrar essa disciplina, mesmo tendo a formação inicial em outro área, existem dificuldades para seu desenvolvimento. Essa dificuldade gira em torno do domínio do conteúdo por falta da formação inicial na área. Outra dificuldade é constantemente reivindicar as contribuições do seu saber enquanto ciência, disciplina e o lugar de atuação dos profissionais formados na área, mesmo já tendo passado pela obrigatoriedade do seu ensino.

References

ALMEIDA, Rosemary de O.; CARLEIAL, Adelita Neto. Política pedagógica para formação de professores de Sociologia no Ensino Médio. In: ALMEIDA, Rosemary de O.; CARLEIAL, Adelita Neto (Org.) Sociologia na escola média: metodologias de ensino em foco. – Teresina: EDUFPI, 2013.

ALVES, Judas Tadeu Pereira; SOUSA, Felícia Maria Martins de. O professor de Sociologia na escola básica: reflexividade e experiências docentes. In: ALMEIDA, Rosemary de O.; CARLEIAL, Adelita Neto (Org.). Sociologia na escola média: metodologias de ensino em foco. – Teresina: EDUFPI, 2013.

CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. Reflexões acerca do Sentido da Sociologia no Ensino Médio. In: Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussão da Sociologia no Ensino Médio. Ijuí. Ed. Unijuí, 2004.

MACEDO, Juçara Marques de. Reconhecimento do notório saber e a inclusão excludente do professor na educação básica: qual o lugar da universidade na formação? RPGE– Revista online de Política e Gestão Educacional, v.21, n. esp.2, p. 1239-1259, nov. 2017. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/viewFile/10841/7028> Acesso em: 01/04/19

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Parte IV Ciências Humanas e suas Tecnologias. 2000.

____________. Guia de livros didáticos : PNLD 2012 : Sociologia. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.

____________. Guia de livros didáticos : PNLD 2015 : sociologia : ensino médio. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

____________. Guia de livros didáticos: PNLD 2018: Sociologia, Brasília DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017.

_____________. PCN+ Ensino Médio Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Humanas e suas Tecnologias. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf Acesso em: 15/01/2019

Published

2021-03-25

How to Cite

Lima, Y. M., & Cruz, R. C. (2021). A prática docente no ensino de Sociologia: discussões acerca do notório saber / The teaching practice in the teaching of Sociology: discussions about the notorious knowledge. Brazilian Journal of Development, 7(3), 30813–30825. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-688

Issue

Section

Original Papers