Projeto de leitura: a sua importância e os diversos recursos que motivam o aluno dentro do processo de leitura e escrita / Project of reading: at its important and various resources that motivam or alone within the process of writing and reading

Authors

  • Marisa Marinho Fernandes Viana
  • Wilde Valéria Alves dos Santos
  • Derek Luiz Alves dos Santos
  • Ruth Maria Cruz Freire

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-712

Keywords:

Pedagogia de Projetos, Leitura e Escrita, Motivação.

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar a importância do projeto de leitura e os recursos diversificados que motivam o aluno dentro do processo de leitura e escrita, com o propósito de incentivar os estudantes ao hábito pela leitura de forma prazerosa e participativa. Objetivou ainda, descrever as atividades motivadoras de incentivo à leitura realizada em uma Escola Municipal, através de um Projeto de Leitura. Ressalta-se ainda, a importância de motivar o alunado utilizando-se os recursos possíveis de forma a fazê-lo avançar e a participar do processo ensino-aprendizagem, eliminando a mesmice, o desânimo e a evasão escolar, dando lugar ao desafio, ao afeto, a realização e a esperança. Com a realização desse projeto na referida escola, as apresentações desenvolvidas trouxeram grandes benefícios para o desenvolvimento dos alunos, especialmente para os que se envolveram intensamente, deixando-os mais disciplinados e responsáveis, além de desenvolverem habilidades como: a oralidade, a leitura, a interpretação e a escrita, bem como as produções textuais ficaram mais elaboradas e criativas. O projeto seria concluído com a inauguração da biblioteca da escola, porém isso não foi possível pelo fato de que certas medidas dependiam de outras pessoas, sendo a inauguração adiada para o ano seguinte. Sendo assim, a apresentação final do projeto contou com a apresentação de uma peça teatral e a produção de um livro incluindo os melhores textos produzidos pelos alunos durante todo o ano. Ao final deste trabalho, constatou-se que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, por se tratar de uma escola pública e de poucos recursos, os resultados das atividades desenvolvidas junto aos alunos foram positivos.

References

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A. 1993.

BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretária de Educação Fundamental. Brasília 1996. Ensino de 1ª a 4ª série (todas as disciplinas).

______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretária de Educação Fundamental. Brasília 1997. Ensino de 1ª a 4ª série (todas as disciplinas).

FERREIRA, Liliane Soares. Educação e história. São Paulo: Ática, 2001.

FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

FREIRE, Paulo. Conscientização teoria e prática da libertação. 3. ed. São Paulo: Centauro Editora, 2006.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática Educativa. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.

KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para pré-escola e ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

QUEIROZ, Tânia Dias, BRAGA, Maria M. V. LEICK, Eliane Penha. Pedagogia de projetos interdisciplinares. São Paulo: Rideel, 2001.

REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. São Paulo: Spicione, 1989.

VIEIRA, Adriana Silene et.al. Alfabetização e linguagem: organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura. Campinas: UNICAMP, 2007 formação continuada.

WEISZ, Telma. A saída é a formação do professor alfabetizador. Nova Escola. São Paulo, n. 22, p. 45-46, março 2009.

Published

2021-03-26

How to Cite

Viana, M. M. F., Santos, W. V. A. dos, Santos, D. L. A. dos, & Freire, R. M. C. (2021). Projeto de leitura: a sua importância e os diversos recursos que motivam o aluno dentro do processo de leitura e escrita / Project of reading: at its important and various resources that motivam or alone within the process of writing and reading. Brazilian Journal of Development, 7(3), 31177–31190. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-712

Issue

Section

Original Papers