Construindo um biodecompositor: resíduos orgânicos da alimentação dos alunos aproveitados na biofertilização da horta da instituição / Building a biodecompositor: organic waste from the students food used in the biofertilization of the institution's house

Authors

  • Joaquim Hormasio Rodrigues do Nascimento Neto Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Mateus Andrade Santos Gomes
  • Iasmin Soares Rodrigues
  • João Vitor Vivan
  • Fernanda Alves Costa
  • Claudia Veloso
  • Naylon Barroso Gomes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-800

Keywords:

alimentação escolar, biodecompositor, biofertilizante.

Abstract

Nos tempos modernos houve uma crescente preocupação em relação ao meio ambiente e a procura de atividades sociais que possam ser sustentáveis, o ideal é que o incentivo a essa preocupação comece desde jovem para que o mesmo possa modificar suas ações, com o intuito de se tornar menos depreciativo para com o meio ambiente, para isso é necessário buscar informações através de palestras, oficinas, vídeos e projetos sociais. O presente trabalho visou atender as questões socioambientais, incentivando os alunos a transformar os resíduos orgânicos da instituição de ensino em um material que pode ser reutilizado. Em razão da grande quantidade de resíduos orgânicos gerados pelos alunos diariamente, pelas sobras da alimentação oferecida em cumprimento ao PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, buscou-se uma alternativa sustentável para a gestão destes resíduos pela construção e implantação de um biodecompositor que transforme a matéria orgânica em um biofertilizante (adubo) para ser utilizado na horta e no pomar da própria instituição.

 

 

References

BRASIL. Decreto nº 37.106, de 31 de Março de 1955. Institui a companhia da Merenda Escolar. Rio de Janeiro, 31 de março de 1955. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-37106-31-marco-1955-332702 publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Compostagem Doméstica, Comunitária e

Institucional de Resíduos Orgânicos – Manual de Orientação. 2017. Disponível em https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuossolidos/gest%C3%A3o-de res%C3%ADduos-org%C3%A2nicos.html. Acesso em: 20 de maio de 2020.

IDE, M: Compostagem: uma alternativa sustentável; Trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, apresentado a faculdade de Educação São Luís; Jaboticabal-SP, 2011.

MARQUES. A.J; et al. Biodecompositor: alternativa sustentável para o tratamento dos resíduos orgânicos. In I COLÓQUIO ESTADUAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR, 2016, Mineiros-GO.

MONTEIRO. V.E.D : Análises físicas, químicas e biológicas no estudo do comportamento do aterro da Muribeca; tese de doutorado do curso de engenharia civil da universidade federal de Pernambuco; Recife-PE - Brasil; 246 páginas; 2003.

MOTHÉ, G.P.B; SOUZA, G.R; ABREU, M.M; GAMA, J.L; MOTA, G.P; ALMEIDA, T.F: Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de resíduos sólido; Brazilian Journal of Development., Curitiba, v. 6, n. 7, p. 49520-49532 jul. 2020.

OLIVEIRA, A. M. G.; AQUINO, A. M.; CASTRO NETO, M. T. Compostagem caseira de lixo orgânico doméstico. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2005. 6p. (Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Circular Técnica, 76).

PACHECO, S.M.V; BROQUA, C.V; BARBI, R; PAZZETO, N; KANGERSKI, A: Montagem e implantação de biodecompositores orgânicos em escolas de educação básica do município de Garopaba - SC; 4° Seminário de pesquisa, extensão e inovação do IFSC; 2014.

SANTOS, A.M.L; MARTINS, R.M.L; SOUZA, R.D; MOTA, R.M.F; FERNANDES, C.T: Incentivo ao Uso da Compostagem de Resíduos Sólidos em uma Horta Escolar do Município de Jaciara-MT; UNOPAR Cient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 15, n.esp, p.321-329, Dez. 2014.

Published

2021-03-30

How to Cite

do Nascimento Neto, J. H. R., Gomes, M. A. S., Rodrigues, I. S., Vivan, J. V., Costa, F. A., Veloso, C., & Gomes, N. B. (2021). Construindo um biodecompositor: resíduos orgânicos da alimentação dos alunos aproveitados na biofertilização da horta da instituição / Building a biodecompositor: organic waste from the students food used in the biofertilization of the institution’s house. Brazilian Journal of Development, 7(3), 32514–32521. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-800

Issue

Section

Original Papers